Pronunciamento

Romildo Titon - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/10/2009
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Gostaria de saudar a nobre presidente, também todos os srs. parlamentares e dizer que o espaço do PMDB, 19 minutos, vou dividir com eminente deputado, líder da bancada, Antônio Aguiar, que logo em seguida completará o nosso tempo.
Desejo falar no dia de hoje sobre uma questão preocupante para toda a região do meio-oeste e também para o estado de Santa Catarina de uma forma geral, porque somos essencialmente um estado produtor, especialmente a nossa região, que é responsável pela grande produção de grãos do estado.
Fomos afetados nos últimos meses por problemas climáticos do que preocupam toda a região, como também o estado e Santa Catarina. Tem chovido ultimamente na região de Campos Novos em torno de 60% a mais que o normal. Com isso a produção de milho, que deveria estar semeada até final de agosto, início de outubro, teve um atraso que certamente vem prejudicando toda a produção, além da forte chuva de granizo que afetou toda a região na última quarta-feira e que causou um prejuízo ainda maior para toda a área plantada da nossa região.
O estado de Santa Catarina teve, e aí reside a minha preocupação, no ano passado, uma produção em torno de 3,5 milhões de toneladas. No entanto, só o consumo interno é de cerca de 5,5 milhões de toneladas, o que Faz com que tenha que ir buscar fora os produtos necessários ao abastecimento da população. Naturalmente que com esse prejuízo, em função da chuva e do granizo, aumenta mais a preocupação de que não teremos a produção suficiente para aquilo que o estado consome, tendo em vista sermos um estado hoje com agroindústrias de alto porte, que sustentam o nosso patamar produtivo e econômico.
A região onde está inserido o município de Campos Novos, deputado Antônio Aguiar, é o celeiro do estado de Santa Catarina, é a região que mais produz. E hoje podemos dizer que na produção de milho somos responsáveis por mais de 10% daquilo que o estado produz, com o cultivo de 16.000ha, além de 18.000ha de trigo, 40.000ha de soja e em torno de 13.000ha de feijão. Isso fortalece a nossa posição de celeiro do estado de Santa Catarina.
Então, a nossa preocupação com a nossa região, neste momento, é que as chuvas atrasaram o plantio e aqueles que já haviam plantado levaram um grande prejuízo com a chuva de granizo que aconteceu nos últimos dias. Só em Campos Novos, vamos ter aproximadamente R$ 3 milhões de prejuízo!
A região de Curitibanos, que foi uma região bastante afetada também pelo granizo, teve, praticamente, 2.000ha de lavoura perdidos. Ou seja, dos 2.000ha, em torno de 15% foram perdidos por causa da chuva de granizo.
Há uma forte mobilização das nossas cooperativas, que são as grandes incentivadoras da produção e de novas tecnologias, oportunizando que o nosso agricultor, seja pequeno, médio ou grande, busque novas alternativas de cultura, a fim de que, quando as intempéries prejudicarem um determinado setor, achem em outro uma opção de renda também.
A agroindústria da nossa região é uma das mais fortes do estado de Santa Catarina e desponta cada vez mais no mercado, principalmente em Campos Novos. Lá está sendo construído um dos grandes abatedouros de suínos, que proporcionará aos nossos agricultores uma nova alternativa mais rentável e com maior capacidade de sobrevivência para o produtor rural da nossa região.
Recentemente, ouvimos notícias de que a Coopercampos, que está construindo um abatedouro, iniciou conversas com a Perdigão - Perdigão/Sadia, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo - para fazer talvez uma grande parceria, o que certamente, deputado Reno Caramori, dará uma oportunidade muito maior para o crescimento e o desenvolvimento dessa agroindústria. A Perdigão/Sadia, que tem uma marca registrada e reconhecida internacionalmente, já entra no mercado produzindo e vendendo seus produtos, enquanto que a Coopercampos, até que possa conquistar o seu mercado, conquistar o seu espaço, levará um grande tempo. Por isso a importância da parceria e por isso estamos torcendo para que ela aconteça. As notícias são muito importantes, são muito animadoras, porque certamente a Perdigão irá triplicar a produção e com isso viabilizará um desenvolvimento cada vez maior para o meio-oeste catarinense, em especial o município de Campos Novos.
Trazemos aqui, então, a nossa grande preocupação neste momento de crise que todos atravessam, que é uma crise financeira mundial, no mesmo momento em que a nossa região está sendo castigada pelas chuvas que têm caído ultimamente, inclusive de granizo, que prejudicaram sensivelmente o meio-oeste, especialmente Campos Novos, Vargem e Curitibanos.
Deixo o restante do tempo do partido para o meu nobre líder, deputado Antônio Aguiar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)