Pronunciamento

Romildo Titon - 024ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2003
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados...
O Sr. Deputado Mauro Mariani - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Mauro Mariani - Deputado Romildo Titon, quero apenas registrar nesta Casa que hoje é o dia do leonismo, Dia do Lions Clube, esse clube de serviço do qual tenho a honra de fazer parte. E desde as categorias de base, esse clube de serviço tem prestado um serviço importantíssimo em todo o mundo e aqui no Brasil.
Só no meu Município o Lions Clube, ano passado, fez 150 cirurgias de cataratas e tem inúmeros projetos por Santa Catarina. Em Brusque, por exemplo, o Lions Clube de Brusque administra o Lar dos Idosos; em Itaiópolis, administra uma escola fundada e dirigida pelo Lions e em Rio Negrinho também é responsável pela administração da Apae.
Queria apenas fazer o registro de que hoje é o dia do leonismo. Então, deixamos aqui a nossa mensagem a todos os leões de Santa Catarina e às domadoras!
Muito obrigado, Deputado!
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Gostaria, Sr. Presidente e Srs. Deputados, de trazer ao conhecimento do Plenário, muito embora a maioria já teve conhecimento através da imprensa, que no último sábado tivemos uma eleição histórica no Município de Campos Novos, dada a vacância do cargo de Prefeito e de vice-Prefeito.
Uma eleição, talvez a primeira no Estado de Santa Catarina, feita dessa forma, passando dois anos do mandato de Prefeito; uma eleição bastante acirrada, que teve demanda judiciais; uma eleição provocada pela própria violência, de ameaças a pessoas, por telefone, presas por ameaças, por estar ameaçando outras, enfim, Campos Novos viveu alguns momentos difíceis nessa sua história dos 122 anos de emancipação política.
Campos Novos é um Município tradicionalmente reconhecido pela sua produção, pela sua pujança, pela coragem da gente ordeira, trabalhadora, que ficou reconhecido em Santa Catarina como o celeiro catarinense.
Tivemos a nossa história manchada por alguns malversadores da administração pública, que deixaram que alguns se abonassem daquilo que era do povo, da sociedade de Campos Novos, resultando o afastamento do Prefeito, depois a sua licença, que posteriormente veio a falecer.
O vice-Prefeito, então, renunciou porque não agüentou o tirão daquilo que presenciou quando chegou na Prefeitura. E nessa história toda passamos, agora, ao quinto Prefeito, que assume a Prefeitura durante este mandato.
Nessa eleição tivemos alguns episódios que ficaram marcados para a história do PMDB de Campos Novos.
Quero dizer, nobre Líder de Governo, Deputado Herneus de Nadal, até como forma de desabafo, em nome do PMDB de Campos Novos, que tivemos uma disputa não agradável no último sábado. Para nós, que estamos aqui lutando por um Governo, que acreditamos na sua descentralização, na sua proposta, ficamos muito chateados com os nossos aliados do PSDB daqui, os quais estiveram mais uma vez em outra trincheira.
Estivemos em 2000 como adversários; em 2002, para eleição ao Governo, também como adversários e agora, em 2003, nessa eleição, quando poderíamos estar juntos, também fomos adversários. E certamente deram uma demonstração de como será em 2004.
Isso é difícil para nós porque o PSDB estava lá de vice do PPB! Diziam que a nossa coligação era para aglutinarmos, para somarmos forças. E o mais curioso é que agora está sendo montado o quadro da Secretaria Regional de Campos Novos e o PSDB continua reivindicando o seu espaço dentro da Secretaria, como está reivindicando espaço em toda Santa Catarina. E isso criou uma revolta no PMDB de Campos Novos.
Não posso deixar de fazer este desabafo de descontentamento do nosso Município, do nosso Partido, porque sou representante daquela região e não devo me calar neste instante, até porque, Deputado Onofre Santo Agostini, V.Exa., que é da nossa região e é conhecedor da política aguerrida da nossa região, sabe que temos tido um prejuízo político muito grande com o PSDB.
Na região de Joaçaba, a divisão dentro do Partido provocada pelo PSDB causou perdas irreparáveis. A cada cargo que se preenche na Secretaria Regional de Joaçaba pelo PSDB procura-se colocar as pessoas inimigas dos companheiros do outro Município, causando um constrangimento e uma revolta muito grande.
Isso precisa ser colocado, e já passei isso ao Governador, ao Partido e aos meus Companheiros de Bancada. Precisamos somar, chegar a um consenso para continuarmos lutando juntos, com uma só bandeira.
Não pode alguém querer subir destruindo o nosso Partido! Isto não é possível ser admitido e temos que colocar um ponto final nesta questão. Este episódio da eleição de Campos Novos é o retrato do que vai ser na eleição do ano que vem, do PMDB com o PSDB.
É difícil esta convivência, e há momentos que vemos os Companheiros desanimados, muitos saindo do Partido, a fim de deixar espaço para aqueles que não ajudaram nessa empreitada que poucos acreditavam e que estavam do outro lado jogando pedra, criticando. Agora, é preciso que se encontre um caminho para que as coisas voltem à normalidade.
A divisão do nosso Partido e a revolta de toda a nossa região é muito grande.
Encerro por aqui esta questão, mas não poderia deixar de fazer estas colocações no momento em que presenciamos esta questão de vermos o PSDB de vice do PP mais uma vez no Município de Campos Novos querendo dividir os cargos na Secretaria Regional.
Quero convidar todos os Companheiros do Fórum Permanente da BR-282 para uma reunião, às 17h, com o Secretário dos Transportes, Sr. Edson Bez, quando vamos levar a nossa preocupação e começar o trabalho em parceria com todos os Deputados desta Casa, somando com os Prefeitos da região, com os representantes das Câmaras Municipais, com os representantes das associações comerciais, para que juntos possamos buscar uma alternativa definitiva para a BR-282, trecho Campos Novos a São José do Cerrito.
Este será o nosso primeiro passo e, posteriormente, iremos ao Tribunal de Contas da União para buscarmos uma solução para o desenrolar da obra que está lá sendo questionada. Depois faremos ainda uma visita ao Ministro dos Transportes para tentarmos conseguir o reinício definitivo daquela obra.
Sempre tenho dito que a BR-282 só andou alguns anos porque a classe política da nossa região deu as mãos para reiniciar aquela obra, e agora com esse time unido haveremos de encontrar um caminho definitivo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)