Pronunciamento

Romildo Titon - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/04/2008
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, srs. deputados, também quero fazer aqui a minha justificativa com relação ao meu apoio a esta indicação do deputado Darci de Matos.
Srs. deputados, nunca tinha visto, na história deste Parlamento, o que vimos aqui na última terça-feira, ou seja, a deslealdade de alguns colegas com outros, o jogo de cena que foi montado, a demagogia que aqui foi feita perante o público que estava presente. Por isso eu, hoje, quero votar favoravelmente a esta indicação, porque agora, deputado Professor Grando, penso que é o caminho correto.
O deputado Joares Ponticelli, que tanto criticou aqui a bancada da Situação, como outros parlamentares também o fizeram, mas principalmente esse deputado, faz parte da comissão de Constituição e Justiça e sabe que aquela é a comissão que analisa a constitucionalidade, a legalidade das leis. Então, sabe perfeitamente, e todos tinham conhecimento, que as emendas não teriam sobrevivência legal, não resistiriam, de forma alguma, deputado Kennedy Nunes, porque estavam criando mais despesas. E v.exa. sabe que parlamentar algum pode fazer projeto de lei e emenda que aumente despesa para o Orçamento do estado.
Todos nós sabíamos disso, mas estava sendo feito um jogo de cena. Fizeram o papel da Oposição, mas não tinham o direito de ser desleais como o foram com alguns colegas, tentando jogar para o público, pois estavam aqui colegas que são honrados. Não agiram da forma correta! Ninguém vota aqui de cabresto como foi dito pelo deputado Joares Ponticelli. Ninguém chegou aqui por acaso, todos chegaram até aqui porque a sociedade lhes deu a oportunidade, através do voto direto e secreto. Ninguém está aqui votando de cabresto.
Por isso quero, neste momento, ir pelo caminho correto, da lealdade, ou seja, sugerindo e reivindicando ao governador.
Eu ouvi aqui, deputado Edson Piriquito, palavras que me deixaram indignado, no sentido de que bateram, deram lambadas em aposentados. Eu não vi cena nenhuma dessas aqui! Aliás, deputados Edson Piriquito e Elizeu Mattos, o que se via na platéia, naquele dia, era os aposentados sentados quietinhos, fazendo a sua manifestação legítima.
Agora, existia um grupo aqui que ninguém sabe se era de professor. E se realmente era de jovens professores, eles deveriam estar na sala de aula, fazendo encenações. Mas não me diz respeito falar sobre isso agora, aqui, porque não é necessário. Porém nós não sabemos nem se ali estavam realmente pessoas que eram educadores. Nós sabemos que esse movimento foi montado, esse jogo de cena. Por isso quero aqui repudiá-lo, porque ninguém estava aqui por acaso. Penso que deve haver lealdade.
Deputado Joares Ponticelli, com todo o respeito, v.exa. faz oposição e ninguém tem que falar nada se está certo ou errado. V.Exa. deve fazer da forma que achar melhor e nós contestamos quando achamos que devemos. Agora, ser desleal com os colegas, deputado?! Eu não saí ontem, deputado Joares Ponticelli, do plenário. V.Exa. tentou jogar-me contra a minha bancada. A bancada havia tomado a decisão de obstruir a votação. Eu não saí porque não havia 21 deputados, mas também não ando votando de cabresto aqui, não! Ninguém vota de cabresto! Cada um age da forma que deve agir, como v.exa. faz aqui, votando a favor ou contra. Agora, eu não vou fazer isso porque ameaçaram aqui, perante o público, levar a lista de quem estava votando contra o substitutivo global. Está claro quem votou contra os professores! Mas nós necessitamos fazer uma lista, uma placa para colocar quem votou contra os professores, aqueles que votaram "não" à medida provisória do governador.
Essa é uma coisa que nós temos que deixar claro: quem votou contra os professores foram aqueles que votaram contra a medida provisória.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)