Pronunciamento

Romildo Titon - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/11/2010
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, srs. deputados, ouvintes da Rádio Alesc Digital e telespectadores da TVAL.
Desejo cumprimentar o deputado Vieirão, nosso amigo, que retorna a esta Casa.
Certamente v.exa. nos deixou um grande exemplo de trabalho e dinamismo quando esteve nesta Casa conosco. É uma alegria revê-lo novamente.
Quero aproveitar esses poucos minutos que me foram concedidos pelo eminente colega deputado Manoel Mota para dizer da alegria de poder continuar neste Poder Legislativo a partir do ano que vem. Pela primeira vez estou-me manifestando aqui com relação às eleições de 3 de outubro, quando tive a oportunidade de, mais uma vez, disputar a eleição. E chego aqui muito feliz e contente com o resultado que obtive nas urnas, porque entendo que ele é o reconhecimento da sociedade catarinense, mais especificamente da região que eu represento.
Tenho algumas peculiaridades um pouco diferentes, caro presidente, deputado Jailson Lima. E como v.exa. vem de uma região de um contingente de eleitorado muito grande, certamente a oportunidade é bem maior para facilitar o sucesso de uma eleição. Eu venho da região do meio-oeste catarinense. E talvez, entre os deputados que aqui estão, ela seja uma das menores regiões em condições de contingente eleitoral. Trabalho num contexto apenas de 130 mil votos, e a dificuldade de se buscar uma eleição é bastante grande, porque os municípios são pequenos, e o eleitorado também se reduz bastante. Mas, mesmo assim, consegui chegar aqui novamente com quase 55 mil votos, número este que cresceu um pouco mais desde a eleição passada. E o fato é que quero agradecer imensamente, de coração, a toda região que depositou, mais uma vez, a confiança neste parlamentar para aqui continuar o seu trabalho.
Para que pudesse chegar a esses números, deputado Antônio Carlos Vieira, tive que fazer, numa quantidade bastante expressiva de municípios, mais de 50% dos votos bons. E não foi só em um município, foram inúmeros os municípios onde ultrapassei os 50% dos votos, numa grande parte 40% e em outros 30%. E assim isso me deu essa condição de aqui estar novamente. Entendo ser esse o reconhecimento daquela região pelo trabalho que desenvolvi.
Quando se colhe um resultado desses, certamente se faz uma reflexão da vida pública, principalmente eu, que desempenho um mandato há 32 anos - disputei a minha oitava eleição. E a reflexão é que vale a pena trabalhar; vale a pena ser ético na política; vale a pena ter honestidade; vale a pena ter essa visão de olhar o ser humano em primeiro lugar. E a minha base forte de atuação tem sido a região que eu represento.
Fiquei muito contente também por ter a oportunidade de chegar aqui juntamente com dez colegas deputados do PMDB, numa expressiva votação de todos os deputados da coligação. Da mesma forma, com a vitória do nosso candidato Raimundo Colombo, com o nosso vice-governador Eduardo Pinho Moreira, numa composição que deu certo, assim conseguimos chegar à vitória no primeiro turno.
Deixo aqui os meus agradecimentos a todos que confiaram em mim, dizendo também da alegria de poder retornar, a partir do ano que vem, junto com muitos outros colegas. E parabenizo todos aqueles que também tiveram a oportunidade de retornar, e certamente vamos continuar juntos aqui por mais quatro anos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)