Pronunciamento

Romildo Titon - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/11/2010
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, as minhas poucas palavras levarão em outra direção, não vou falar de coisas ruins, fazer críticas, mas sim de coisas boas. Essa tem sido, deputado Kennedy Nunes, a nossa grande missão do meio-oeste, principalmente da microrregião do planalto sul, em Campos Novos, ou seja, espalhar alegria e trazer boas novidades. Aliás, Campos Novos tem dado muita alegria ao seu povo pelo desenvolvimento crescente da região, pela forma com que as pessoas vêm investindo e acreditando naquela terra.
Campos Novos viveu nos últimos dias, deputado Moacir Sopelsa, um momento de grandes festas. A Coopercampo, uma das cooperativas mais respeitadas do Brasil e pioneira na região, completou 40 anos de existência, de fundação. Tivemos ao longo de 15 dias festividades importantes de comemoração, de homenagem e reconhecimento àqueles que fizeram essa belíssima história de 40 anos, acreditando, investindo no cooperativismo e colhendo os resultados. E tivemos a oportunidade de assistir à colocação feita pelo presidente atual e por vários presidentes que passaram por aquela entidade.
O desenvolvimento da Coopercampo no decorrer de todos esses anos fortaleceu o pequeno e médio agricultor e oportunizou que o município passasse a ser considerado celeiro do estado de Santa Catarina, deputado Padre Pedro Baldissera. Esse desenvolvimento se deve à produção e às novas tecnologias que avançam a cada dia que passa, e não só na Coopercampos, mas nas outras cooperativas que lá estão instaladas também.
Acredito que Campos Novos é um dos municípios que têm a maior concentração de cooperativas e a maior capacidade de armazenamento do estado de Santa Catarina. E as cooperativas fizeram com que o desenvolvimento nas novas tecnologias oportunizasse ao agricultor buscar um preço um pouco melhor, diminuindo o custo da produção pela compra em quantidade. A Coopercampos foi-se espalhando pelo estado afora e hoje é uma das cooperativas que têm muitas filiais. Hoje está investindo em outros ramos, como na área de supermercados, de transportes. E agora faz um investimento que será mais uma vez a redenção de Campos Novos, que é a instalação de um frigorífico que vai abater suínos. Trata-se de um investimento no valor bastante expressivo de R$140 milhões, em uma área de 33 mil m², e vai ter a capacidade de abater sete mil suínos por dia.
A Coopercampos fechou recentemente um acordo com a Perdigão. Hoje não é mais Perdigão, mas para nós ainda é, e para o deputado Moacir Sopelsa é a Sadia. Com esse acordo vão trabalhar conjuntamente a Coopercampos e a Perdigão. Isso oportunizou subir de três mil abates por dia para sete mil. Isso vai dar, deputado Joares Ponticelli, uma oportunidade muito grande a Campos Novos de viver mais um momento de grande expectativa.
Tivemos vários momentos de dificuldades quando passou o ciclo da madeira, deputado Onofre Santo Agostini, como ocorreu em Curitibanos também. Depois veio o fortalecimento da agricultura, o momento em que se instalou lá uma usina com uma capacidade bastante grande, uma das maiores do mundo em altura e que deu uma nova redenção ao município de Campos Novos.
Os investimentos começaram a se expandir, as oportunidades de negócios começaram a aparecer cada vez mais, com as pessoas acreditando na região, e o desenvolvimento veio. Agora, sem dúvida nenhuma, esse novo frigorífico vai ser mais uma oportunidade de crescimento. Hoje os preços dos terrenos, dos imóveis, dobraram, e essa é a oportunidade de as pessoas conseguirem emprego. Mas sabemos que também vêm os problemas sociais.
Trago aqui o nosso reconhecimento à Coopercampos e a todos aqueles que a administraram - pois nem sempre é a diretoria que faz sucesso -, mas principalmente àqueles que acreditaram e continuaram depositando seus produtos nessa cooperativa e fizeram com que se tornasse uma das maiores de Santa Catarina e talvez do Brasil, em estrutura, firmeza, com dados financeiros positivos e sempre acreditando na região, em favor dos agricultores.
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Nobre deputado, cumprimento v.exa. Também comungo da alegria do ilustre parlamentar pelo desenvolvimento do seu município e região.
É claro que tudo que v.exa. aqui colocou conhecemos bem. Mas existe uma coisa muito importante que é a qualidade do povo de Campos Novos. Ele não chorou pelo leite derramado com o que a região viveu e foi para a luta. O sucesso de Campos Novos e da região naturalmente é o potencial da sua gente, além da fertilidade do solo, da competência dos agricultores.
Cumprimento v.exa. e pode ter certeza de que Santa Catarina ganha muito com o desenvolvimento da sua região.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli- V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Caro colega, desejo cumprimentá-lo. Muito do que está acontecendo na sua região deve-se à sua presença e ao seu trabalho incansável. É por isso que a cada eleição v.exa. renova o seu mandato sempre com mais vigor e é uma liderança forte da região. Conheço aquela área e sei do respeito que v.exa. tem até pelos adversários. Por isso não tenho dúvida de que o momento bom que vive a sua cidade deve-se muito à sua presença firme, ética, dedicada e determinada.
Tenho um prazer muito grande em conviver há 12 anos com v.exa. nesta Casa. Aprendi a respeitá-lo, porque é um homem de bem, trabalhador e muito dedicado à sua região. Cumprimento-o por esse grande momento que vive Campos Novos e região.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Nobre deputado, agradeço o seu aparte.
Pode ter certeza de que o fruto colhido na região é um trabalho de equipe, em que procuramos juntar forças de todas as lideranças para conquistar o nosso espaço, e isso tem dado certo nos últimos tempos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)