Pronunciamento

Romildo Titon - 009ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 17/04/2007
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente e srs. deputados, ontem, o jornal ANotícia - e hoje também há matéria nesse sentido - falou sobre a questão dos bombeiros em Santa Catarina, relatando questões importantes, que essas instituições realizam um papel fundamental para a sociedade catarinense.
Não quero, e jamais o farei, entrar nessa polêmica de disputa das duas correntes de bombeiros militares e bombeiros voluntários, até porque, na minha visão - e sempre defendi os bombeiros num todo em Santa Catarina -, entendo que as duas instituições desempenham um papel muito importante para a sociedade catarinense.
Todos nós sabemos que o entrave, muitas vezes, da expansão dessas instituições acontece exatamente pela falta de recursos, pela falta de equipamentos, pela falta de seres humanos para desempenharem esse papel. Falta muito ainda em Santa Catarina para que possamos, de uma vez por todas, cercar o estado todo pelas corporações, sejam elas militares, comunitárias, ou sejam elas bombeiros voluntários, e darmos a proteção a todos os catarinenses nessa área de segurança, não só de combate a incêndio, como também, e principalmente, na prevenção para que incêndios, acidentes de trânsito e outras questões não ocorram. Hoje, o papel do bombeiro é muito importante.
Nesse momento, sem dúvida nenhuma, todos os bombeiros catarinenses, como os bombeiros do Brasil inteiro, que desempenham esse papel fundamental para o ser humano no combate ao incêndio, na preservação do patrimônio e ajudando as pessoas nos acidentes de trânsito, desfrutam, por parte da sociedade, de um respeito muito grande, pelo papel que desempenham.
Deputado Reno Caramori - e há uma Corporação de Bombeiro Voluntário na sua cidade, Caçador -, todos têm que se orgulhar por ocupar e desempenhar o papel de bombeiro. É a única instituição que não necessita de fila; que não necessita de papel; que não precisa fazer um requerimento para ser atendido, pois é gratuito e atende durante 24 horas a todas as camadas sociais e em qualquer circunstância; que não precisa ter crédito no telefone nem cartão. A pessoa liga no prefixo estabelecido e é atendida na hora, em qualquer momento. Por isso é uma instituição que tem um respeito muito grande pela sociedade catarinense.
Enfrentam problemas? Enfrentam! Tanto numa corrente de bombeiro, como na outra, porque se por um lado a dos bombeiros militares, que é uma instituição do poder público, tem problemas com pessoal, que hoje o efetivo não tem mais condições de estender o atendimento a todos os municípios que solicitam, também a Corporação dos Bombeiros Voluntários sofre também esses problemas, com a questão de recursos. Caso contrário, nós teríamos todos os nossos municípios atendidos.
Fazemos essas colocações porque no dia de ontem estivemos, mais uma vez, reunidos no município de Tangará, minha terra natal, onde já por várias vezes discutimos a possibilidade da implantação de um bombeiro comunitário conjuntamente com o bombeiro militar naquela cidade, e que seria um bombeiro intermunicipal: Tangará/Pinheiro Preto/Ibiam. Seriam abrangidos três municípios por essa corporação.
No dia de ontem, conseguimos avançar um pouco mais nessa discussão e para a formação de uma comissão provisória para começar a discutir a criação da associação comunitária. Na ocasião, tivemos a oportunidade de ouvir, mais uma vez, o comandante tenente-coronel Muri, da região de Curitibanos, que colocou a dificuldade da falta de efetivo, que é um dos únicos problemas que entravam no dia-a-dia. E certamente já há um pensamento e uma luta na corporação, e também por parte de todos nós, que dependemos dos bombeiros em Santa Catarina, para que o estado possa abrir um concurso público para o ingresso de maior efetivo para podermos atender a demanda necessária de bombeiros no estado.
Lá no município de Tangará percebemos o anseio da sociedade. Mais uma vez a Câmara Municipal ficou lotada de pessoas interessadas, não só por prefeitos, vereadores, entidades organizadas, mas pela comunidade em si, que ao longo dos anos conclama a instalação de uma corporação naquela cidade.
Fiquei feliz no dia de ontem por podemos dar um passo a mais na efetivação concreta para que possamos ver aquele sonho realizado, como muitos, em outros municípios, sonham. E requerimentos pedindo a instalação de corporações de bombeiros, seja militar ou voluntário, são freqüentes nos municípios catarinenses, e acredito que realmente é necessário, porque uma cidade, hoje, que não tem uma corporação de bombeiros, está desprotegida na questão do combate ao incêndio - quando uma corporação é instalada, diminui sensivelmente a possibilidade de incêndio, já que a prevenção é o trabalho maior das corporações - e, principalmente, na questão de acidentes e de atendimento em geral que as corporações dão, hoje, a toda sociedade.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Deputado Romildo Titon, não poderia deixar de fazer menção às suas colocações pertinentes. Sabemos do excepcional trabalho que v.exa. desenvolve em prol dos bombeiros.
Nós concordamos com suas colocações de que todos têm a sua importância fundamental para o estado de Santa Catarina, sejam os bombeiros militares, comunitários, seja os bombeiros voluntários. Isso que é fundamental.
E como v.exa. bem colocou, eles atuam em momentos de sinistros, de dificuldades, mas também realizam sabidamente um trabalho social, um trabalho voluntário, muitas vezes colocando em risco as suas próprias vidas para salvar as pessoas.
Portanto, nós temos o pleno entendimento, deputado Reno Caramori, de que os bombeiros militares e comunitários, os bombeiros voluntários, estão cumprindo com seu papel, dando uma segurança maior às famílias catarinenses.
Então, endosso as suas palavras. E todos nós nos colocamos à disposição dessas instituições fundamentais para Santa Catarina. Em Joinville, por exemplo, nós temos bombeiros voluntários que cumprem um papel secular na defesa das nossas famílias e na segurança da nossa cidade.
Muito obrigado!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado, eu também quero me somar ao seu discurso porque, quando fui prefeito, acompanhei a experiência extraordinária do Corpo de Bombeiros das duas instituições paralelas e complementares.
Portanto, não há necessidade de divergência. Deixamos o Corpo de Bombeiros de Chapecó um dos mais bem equipados do estado de Santa Catarina, pelo Funrebom, que é o fundo municipal de aparelhamento de Corpo de Bombeiros. E a conquista desta Casa, tornando independente o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, é uma demonstração de autonomia, de independência e de soberania.
Temos que fortalecer o Corpo de Bombeiros em Santa Catarina, tanto numa modalidade quanto na outra, porque é o catarinense que ganhará com isso. É por esse motivo que essa instituição precisa ser fortalecida.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Agradeço os apartes dos deputado Darci de Matos e Pedro Uczai.
Esse é o nosso objetivo. Sempre procuramos, desta tribuna, fortalecer as instituições que prestam grandes serviços à sociedade catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)