Pronunciamento

Romildo Titon - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/02/2008
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, srs. deputados, deputado Moacir Sopelsa, depois quero voltar a este assunto, antes, porém, quero comunicar a todos os parlamentares sobre a satisfação que ontem tivemos em acompanhar o governador no município de Videira, onde tivemos diversas inaugurações de pleitos importantes daquela cidade e daquela população, que deixou a toda gente de Videira feliz e alegre de ver resgatado um dos maiores colégios, um dos maiores educandários daquele município, com um prédio novo que é realmente um cartão de visita da nossa querida Videira.
Nós sabemos que o município de Videira hoje é destaque no cenário catarinense e brasileiro pela sua pujança, pela sua produção agrícola e, principalmente, pela agroindústria, que é a Perdigão, que lá está instalada e que leva o nome de Videira para grande parte dos países do universo. E lá temos a garantia de uma agricultura forte, de oportunidade de trabalho, de renda e de riqueza. E ontem foi reinaugurada uma das escolas mais antigas daquela cidade, criada em 1957, a Escola Básica Governador Jorge Lacerda, com um investimento de R$ 2,5 milhões. Um dos colégios mais bonitos que já vi no estado de Santa Catarina, com um espaço físico muito grande, com um ginásio de esportes que realmente orgulhou toda a classe estudantil.
Então, queremos agradecer e parabenizar o nosso governador e a secretaria de Educação do estado pelo término daquela grande obra para a população.
Além daquele colégio, também foi inaugurado o ginásio de esportes da Escola Básica Eurico Rauen, que também era um pleito de longos anos do bairro de São Cristóvão, e que ontem foi entregue a toda classe estudantil para ser usado por aquela comunidade, além das viaturas para a polícia que foram entregues ao município de Videira, Monte Carlo e a outros municípios da região. Queremos aqui, como representantes da região, agradecer ao nosso governador por aquele investimento feito na nossa querida Videira.
Quero voltar aqui a falar de outro assunto que também gostaria de discutir, mas, infelizmente, em outra ocasião porque o tempo ficou curto. No dia de ontem tivemos a oportunidade de participar na Unoesc, de uma exposição sobre o projeto Inova Vinho. É um projeto que está sendo lançado para aproveitar o potencial da rota do vinho, na região de Videira, Tangará, Pinheiro e em toda a nossa região do vale do Rio do Peixe.
É um projeto fantástico que a Unoesc está implantando. Colocou a proposta ao governador para ver a possibilidade de parceria e será viabilizada para aquela região a oportunidade de poder produzir bons vinhos para competir com outras regiões. E aí vem ao encontro daquilo que v.exa. aqui colocou, sobre um erro dessa legislação, implantada pelo governo federal. E nós, aqui na Assembléia Legislativa também erramos, quando aprovamos o projeto de lei proibindo a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias, pois esquecemos da região da rota do vinho que está cheia de lojas vendendo vinho, não em copo para as pessoas tomarem, mas em garrafões que as pessoas, os turistas levam para casa, não se embebedando ali.
Acabamos inviabilizando esse comércio naquela região, principalmente nessa região que conheço bem, chamada rota do vinho. Passam ali inúmeros ônibus todos os dias, parando nas barracas, nas lojas que vendem o vinho de qualidade da nossa região. Precisamos rever essa questão. Não sei como, mas vamos ter que voltar a discutir essa questão. E o governo federal terá que rever algo neste sentido porque senão vamos inviabilizar alguns projetos importantes para Santa Catarina, principalmente para a região do vale do Rio do Peixe e também, acredito, aqui na região de São Joaquim, onde estão sendo produzidos bons vinhos porque vamos inviabilizar a comercialização do vinho dos nossos agricultores.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)