Pronunciamento

Romildo Titon - 023ª SESSÃO ORDINARIA

Em 05/04/1999
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, acredito que a maioria de V.Exas. recebe, praticamente todos os dias, correspondências buscando informações, reivindicações, mas gostaria de registrar a que recebi da Câmara Municipal de Brunópolis, pois seu conteúdo me chamou atenção.
Está assinada por quatro Vereadores do PPB, dois Vereadores do PFL e três Vereadores do PMDB, e vou ler esta correspondência por julgá-la importante para aquela região, para aqueles que conhecem o recém criado Município de Brunópolis.
Diz o seguinte:
(Passa a ler)
"Vimos através desta solicitar seu apoio e empenho no sentido de auxiliar o Município de Brunópolis a reconquistar alguns bens e direitos que foram subtraídos pelo atual Governº São eles:
1 - A viatura da Polícia Militar que foi encaminhada para o destacamento militar de Brunópolis, zero quilômetro, a qual foi doada no Governo Paulo Afonso e retirada e encaminhada, segundo informações, para o destacamento de Chapecó. E foi-nos encaminhada uma viatura velha, que precisa de várias reformas, onerando o Município.
2 - O computador, novo, que foi encaminhado para a DPMU de Brunópolis, não foi entregue. O computador em questão foi encaminhado à Delegacia de Campos Novos, até a DPMU de Brunópolis estar pronta. Quando foi requisitado pelo responsável pela Delegacia, Roberto Francisco Nora, este foi informado que o computador não seria entregue porque ficaria para uso na Delegacia Regional de Campos Novos.
3 - O Município teve um trabalho desgastante na elaboração do projeto de casas populares para as pessoas carentes. Inclusive, foi contratada uma assistente social para realizar o estudo junto aos Munícipes carentes, para verificar quem realmente necessita de casa e não tem condições de tê-la.
De forma arbitrária, sem nenhuma avaliação, o Município de Brunópolis foi cortado do projeto. Quando solicitado o motivo de tal decisão, simplesmente disseram que foi cortado porque o Município não precisa de casas populares. Mas em tempo algum apareceu quem quer que seja para fazer tal pesquisa.
O Município de Brunópolis é recém emancipado, pequeno, mas promissor. Apesar dos esforços empregados pelo Prefeito para o seu desenvolvimento, o Município precisa de ajuda. O Governo do Paulo Afonso foi-nos de grande valia, ajudando sempre, visando ao desenvolvimento, da mesma forma que fez com as grandes cidades.
O atual Governo parece que esqueceu que também fazemos parte do Estado de Santa Catarina. Retirou dos cidadãos três benefícios que recebemos, sem nenhuma explicação plausível.
A viatura foi ganha do Governo anterior, foi emplacada com o nome de Brunópolis, portanto, destinada ao nosso Município, mas foi retirada sem maiores delongas.
O computador foi subtraído sem ao menos uma promessa de substituição. Uma delegacia, como qualquer órgão público, precisa de equipamento adequado para desempenhar o trabalho com rapidez e eficiência.
O Município de Brunópolis é carente, precisa, urgentemente de casas populares para aquelas pessoas que atualmente vivem em casas cobertas de lona, nas quais crianças e velhos muitas vezes não conseguem dormir devido à chuva e ao vento, que descobrem suas casas.
Através deste ofício, solicitamos a V.Exa. que nos auxilie junto aos órgãos competentes, com o objetivo de trazer para o Município de Brunópolis a viatura, o computador e as casas populares, que são bens que ajudarão muito o desenvolvimento de Brunópolis.
(aa) Celso Scolaro, Presidente da Câmara - PMDB;
Sebastião Weber, Vereador - PPB;
Francisco Darci Weber, 2ºSecretário - PMDB; Nicolau Alípio de Morais, Vereador - PPB;
Iriceu Loesch, Vereador - PMDB;
Orides Gonçalves Kemer, Vereador - PPB; Nivaldo João Fontana, Vereador - PFL;
Sady Talamini, Vereador - PPB;
Aparício Alves Ferreira, Vereador - PFL."
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Nobre Deputado, idêntica correspondência este Deputado recebeu, e também achou que a reclamação dos Vereadores é procedente.
Nós fizemos uma solicitação ao Governador do Estado, através da Secretaria da Segurança, para que preste o devido esclarecimento, porque conhecemos a realidade de Brunópolis, que, além de ser um Município pequeno, recém emancipado, é um Município onde há muitos atritos.
Portanto, uma viatura lá é muito importante, e já fizemos uma solicitação ao Governo do Estado para que, no mínimo, esclareça ao povo de Brunópolis as razões de ter tirado de lá essa viatura.
Ora, se estão construindo no Município um novo prédio para a cadeia pública, não se justifica não ter uma viatura para que a polícia possa fazer suas diligências. Inclusive, essa viatura já estava emplacada no Município de Brunópolis.
Também já fizemos uma solicitação à direção do nosso Partido para que alguma coisa seja feita. Eu não acredito que a correspondência tenha sido feita exclusivamente por questão política, mas temos que tomar alguma providência.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Até porque, Deputado Onofre Santo Agostini, foi assinado por todos os Vereadores de todos os Partidos, e isto me chamou muito a atenção, porque todos os Municípios da região receberam suas viaturas, mas esta foi tirada para ser mandada para o Município de Chapecó, o que causou revolta nos Vereadores de Brunópolis.
Igualmente, a questão das casas populares, que foram retiradas tanto de Brunópolis como de Zortéa, de São José do Cerrito e de outros Municípios. E até agora não recebemos resposta ao pedido de informação que fizemos ao Governo do Estado.
O Sr. Deputado Gelson Sorgato - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Gelson Sorgato - Deputado, na minha cidade, Xaxim, o Governo anterior também entregou uma viatura, e lá deixaram as viaturas velhas, que poderiam ser usadas para atender Lajeado Grande, Município vizinho. Hoje querem um convênio para levar uma viatura lá. Retiraram de Xaxim essa viatura, uma Ipanema nova, recém-entregue, e levaram-na para Chapecó também. Não sei para que tanta viatura se é só para Chapecó!
Quanto às casas populares, não é só Zortéa, mas também Nova Itaberaba, Formosa do Sul. Queremos uma informação se realmente são esses os pequenos Municípios que precisam de dez ou vinte casas, tanto na área urbana como na área rural, mas que não estão sendo contemplados.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Portanto, fica registrado desta tribuna o nosso repúdio ao Governo do Estado pela discriminação que está fazendo ao Município de Brunópolis, que futuramente será um grande Município, igual a muitos outros que começaram com dificuldades e hoje dão à comunidade condições de vida melhor.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)