Pronunciamento

Romildo Titon - 114ª SESSÃO ORDINARIA

Em 21/10/1999
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupamos o restante do espaço do nosso Partido para fazer uma divulgação da reunião da Bancada do Oeste ocorrida ontem. Tínhamos como meta priorizar as ações que a Bancada iria atuar daqui para a frente e definir um coordenador e um secretário por um período de 60 dias, tendo este Deputado sido indicado como coordenador e o Deputado Pedro Uczai como secretário da Bancada do Oeste catarinense.
Desta reunião foram tiradas seis prioridades. Não avançamos mais em outras questões para não limitar a atuação de cada Parlamentar nas suas obras regionais, nas suas atuações e reivindicações.
Foram priorizadas, em primeiro lugar, a BR-282 em toda sua extensão, que beneficia o Oeste catarinense, principalmente de Lages a São Miguel d’Oeste; segundo, a questão do Prodetur - iremos buscar uma melhor distribuição dos 140 milhões de dólares que irão ser colocados em Santa Catarina para o fomento do turismo, queremos que a nossa região tenha uma fatia melhor; terceiro, a recuperação da Bacia do Rio Uruguai - um trabalho que está sendo feito entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina; quarto, a Ferrovia da Integração, que se chamava antigamente de Ferrovia do Frango, para que leve o desenvolvimento para o Oeste catarinense; quinto, a conclusão da BR-156, aproximadamente 65 quilômetros, de Maravilha a Campo Êre, obra federal; sexto, o gasoduto, um programa energético de gás para o Oeste - também iremos começar a trabalhar para ver a viabilidade do Oeste catarinense ser contemplado com esse investimento.
Portanto, foram classificadas como prioridades essas seis obras, para as quais a Bancada do Oeste haverá de se dedicar de corpo e alma no sentido de ver recuperado no Oeste catarinense aquilo que perdemos. Tentaremos fazer com que o Oeste catarinense receba o que tem de direito pela sua produção, por aquilo que representa em Santa Catarina no contexto da população, da extensão geográfica e do seu potencial.
O Oeste catarinense tem sido discriminado com muita freqüência em relação a outras regiões; em todos os investimentos que estão programados para acontecer, o Oeste sempre leva uma fatia muito pequena em relação à sua representatividade. Então, queremos resgatar isso e fazer com que a força política do Oeste catarinense faça sua voz soar nos microfones desta Assembléia em termos de reivindicação e cobrança, para que sejamos recompensados futuramente.
Compareceram na reunião de ontem nove Parlamentares: eu e os Deputados Moacir Sopelsa, Pedro Uczai, Neodi Saretta, Onofre Santo Agostini, Herneus de Nadal, Gelson Sorgato, Afonso Spaniol e Milton Sander. Os demais Parlamentares que não conseguiram estar presentes ontem, convido para que compareçam nas próximas reuniões.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Nobre Deputado, gostaria de dizer que está previsto entregar hoje para cada Deputado da região Oeste o projeto sobre o desenvolvimento sustentado da Bacia do Rio Uruguai, a fim de que os Deputados tomem conhecimento e, assim, possam se manifestar na próxima reunião, como também na reunião com o Sr. Paulo Gouvêa, que não foi possível realizar nesta semana.
Tentaremos fazer a reunião na próxima semana para discutir não só os percentuais do Prodetur, mas os projetos prioritários para a área de turismo, como também o PPA. Além dessas ações prioritárias, discutiremos o que será necessário para o PPA do Estado de Santa Catarina, ou seja, o que deverá ser prioritário à nossa região, o Oeste de Santa Catarina, nos próximos quatro anos de investimentos via Orçamento estadual.
Então, os Deputados que não estiveram presentes na reunião devem também ir discutindo com as suas bases, com outras lideranças, para que nos próximos 60 dias possamos dar uma contribuição às obras prioritárias da região Oeste, para o desenvolvimento social e econômico daquela região.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)