Pronunciamento

Romildo Titon - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/03/2007
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, deputado Julio Garcia, srs. deputados e sras. deputadas, eu quero falar, hoje, sobre o município de Campos Novos, que estará em festa no dia de amanhã, pois completará 126 anos de emancipação político-administrativa. Nós gostaríamos de fazer aqui, além de uma homenagem ao nosso município e a todos campos-novenses, um relato sucinto daquilo que é Campos Novos, hoje, do seu potencial econômico e do que representa em nosso estado.
Colonizado ainda no século XIX, Campos Novos é hoje o maior produtor de grãos do estado de Santa Catarina, reconhecido por esta Assembléia como o celeiro do estado.
Campos Novos já pertenceu aos municípios de Lages e de Curitibanos, e depois da sua emancipação teve o segundo maior território do nosso estado - foi o segundo maior município de Santa Catarina -, pois ele já abrangeu os municípios de Videira, Fraiburgo, Tangará, Joaçaba, Piratuba e outros municípios de toda aquela região, os quais fizeram a história do nosso município.
Passou por dificuldades, também, quando enfrentou o ciclo da madeira, que depois, com muita criatividade, partiu para outras atividades, sendo considerado o município com o segundo maior rebanho bovino do estado de Santa Catarina, pela sua representatividade e pela sua genética de primeira qualidade.
Com suas terras férteis, foi mudando, no decorrer do tempo, suas atividades, mais especificamente para a produção de grãos, para a qual suas terras tinham um potencial muito grande. Hoje, a produção de grãos do nosso município já atinge 240 mil toneladas de grãos/ano, com a cultura mais especificamente de milho, de soja, do feijão e do trigo. Nos últimos anos, com a avançada tecnologia e os experimentos a cada ano se modernizando mais, nós tivemos um incremento de 65% na produção de milho, 35% na produção de soja e 40% na produção do feijão e do trigo.
Campos Novos também desponta com novas atividades, como as lavouras de cevada, de aveia, de azevém e de alfafa, que hoje somam mais de 50 mil hectares de áreas plantadas. A fruticultura também é bem modesta, mas já está avançando para esse lado, com 125 hectares plantados.
Campos Novos é o pioneiro no Brasil na produção de pólen, possuindo microempresa de processamento de mel e uma tecnologia desenvolvida no próprio município, somando-se, hoje, 80 toneladas de produção de mel ao ano.
No biocombustível, Campos Novos já larga na frente também, pois se está avizinhando uma grande alternativa de renda para os nossos agricultores na produção de girassol, que é um combustível que será gerado do óleo vegetal, começando a dar, assim, os seus primeiros experimentos.
Na agropecuária, se não é mais como antigamente, está bem perto, pois Campos Novos ainda ostenta um rebanho de 45 mil cabeças de gado de corte. No leite, despontamos, no cenário catarinense, com mil cabeças de gado de leite, produzindo, hoje, um milhão de litros ao mês, tendo duas cooperativas de leite fabricando queijo e derivados.
Na produção de ovinos, o município de Campos Novos também se destaca, com mais de sete mil cabeças, entregando praticamente 60 toneladas de carne ao ano e 18 toneladas de lã.
Na suinocultura, Campos Novos fica para traz praticamente de poucos municípios do estado, pois possui 60 mil cabeças de suínos. A Coopercampos já está na terceira CPL, que é da produção de matrizes, a Cocam já está construindo mais duas CPLs, e com isso nós podemos dizer que Campos Novos já faz a diferença no estado na produção da carne suína. E a Coopercampos também já começou, no ano passado, um grande projeto para a implantação de uma agroindústria, de um abatedor de suínos, o qual será implantado, tendo em vista que já há um plantel assegurado de produção.
Na avicultura, Campos Novos também se destaca, pois hoje já são quase 200 integrados da Perdigão, que criam e entregam o frango de corte para Capinzal e Videira, nas unidades da Perdigão.
Na produção de ovos, Campos Novos se destaca também no cenário catarinense. São mais de 400 aves produzindo ovos incubados, saindo somente do município de Campos Novos, hoje, deputado Moacir Sopelsa, mais de 250 mil ovos incubáveis que vão para as incubadoras de Capinzal e de Videira.
Na produção de energia, Campos Novos passou, a partir deste ano, também a fazer diferença no cenário de Santa Catarina, produzindo energia através da usina de Campos Novos, que entrou em funcionamento este ano e vai abastecer 25% da produção de energia do consumo no estado de Santa Catarina.
Pequenas usinas já começam a ser instaladas também no município de Campos Novos, pois três hidroelétricas serão construídas lá.
Com tudo isso e com a nossa produção em alta escala, fortaleceu-se o cooperativismo em Campos Novos, tendo seis cooperativas instaladas, destacando-se a Coopercampos, que é a mais antiga, e depois a Cocam, a cooperativa de crédito, a cooperativa de leite, a cooperativa do transporte da nossa produção e a cooperativa dos assentamentos. E todas fortalecem a nossa agricultura familiar e os assentamentos da nossa região.
Campos Novos também se destaca, hoje, por ter a maior capacidade de armazenamento de produção de todo o cenário de Santa Catarina.
Nas indústrias e nas empresas, Campos Novos busca um novo perfil econômico para a sua economia, tanto que hoje mais de 700 empresas de variados tipos de produção e comércio e prestadores de serviços estão instaladas em nosso município.
Da mesma forma, a indústria de metal mecânico e a fábrica de papel destacam-se, hoje, pela grande produção de saco de cimento, que é exportado para vários países.
O setor madeireiro, muito embora já tenhamos passado o ciclo da madeira, continua em alta escala, com uma reserva de matéria-prima de pínus muito grande.
A ligação dos municípios. Campos Novos está cortado pela BR-470, pela BR-282 e por várias SCs, tendo um dos maiores entroncamentos rodoviários. Praticamente todos os municípios vizinhos têm uma ligação asfáltica com o município de Campos Novos. Somos sede da microrregião Planalto Sul de Santa Catarina.
Temos uma associação dos municípios, a Amplasc, que nos orgulha e é uma das mais modernas. Temos lá, também, uma secretaria Regional.
A prefeitura de Campos Novos é muito bem estruturada, bem comandada, com condições perfeitas de acompanhar o desenvolvimento. Políticos que lá nasceram e que lá se criaram representam a nossa terra no cenário em nível de Brasil.
Também tivemos a oportunidade, como campos-novenses, de fazer parte do Poder Judiciário. Hoje, já estamos no quarto desembargador de Justiça campos-novense que faz parte desse cenário. A hospitalidade da nossa terra ainda continua, deputado Professor Grando.
O Sr. Deputado Professor Grando - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Professor Grando - Apenas acrescentaria a importância, para o futuro, do Parque do Rio Canoas, que está em Campos Novos.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Certamente, deputado!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)