Pronunciamento

Romildo Titon - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/03/2010
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, antes de iniciar o meu pronunciamento gostaria de dizer que irei dividir o tempo com o eminente deputado Rogério Mendonça.
Srs. deputados, primeiramente farei uma colocação sobre Campos Novos. No dia de ontem, o prefeito Vilibaldo Erich Schmid e o vice-prefeito Jairo Luft fizeram o lançamento da festa dos 129 anos de emancipação política da nossa querida Campos Novos, onde esteve presente toda a comunidade, representada, é lógico, por suas instituições, ocasião em que foi feita a apresentação de um vídeo institucional da cidade, já que no mês de março serão realizadas as grandes festividades que marcarão os 129 anos de emancipação político-administrativa.
Campos Novos vive hoje o momento mais importante da sua história, está no auge do seu desenvolvimento. Tudo isso em função da perseverança, da luta, do otimismo da gente que lá reside e que faz com que a prosperidade aumente cada vez mais!
O referido município, que no passado era conhecido como um dos maiores criadores de gado, hoje se transformou no maior produtor de grãos do estado, levando o título de celeiro do estado de Santa Catarina por aquilo que produz, pela qualidade, pelas novas tecnologias, pela busca de novas oportunidades, especializando-se cada vez mais e buscando novas tecnologias.
Hoje Campos Novos é o centro de produção do meio-oeste de Santa Catarina; é o município que acolhe o maior número de cooperativas do nosso estado: oito cooperativas; que tem a maior capacidade de armazenamento entre os municípios catarinenses; que desponta na área do agronegócio, pois está sendo construído um frigorífico para abate de suínos, que deverá ser inaugurado no máximo no mês de julho; que se destaca na produção de leite, na produção de ovos, que vão direto para os incubatórios; e que se firma também na área industrial, com mais de 700 empresas instaladas.
O município de Campos Novos tem uma condição geográfica muito favorável e atrativa porque está localizado num entroncamento rodoviário muito grande, entre a BR-282 e a BR-470, o que lhe dá uma ligação muito importante não só com o estado de Santa Catarina, mas com o Brasil e com outros países. Hoje está faltando apenas o término do asfaltamento de Abdon Batista/Campos Novos, porque todo e qualquer município que se liga com Campos Novos tem via asfaltada.
Deputado Peninha, hoje Campos Novos produz energia para atender grande parte do consumo do estado de Santa Catarina, através da usina lá instalada. Por isso e muito mais a cidade vive o melhor momento da sua história, com uma arrecadação boa, com os negócios prosperando a cada dia que passa, com as pessoas acreditando no seu potencial e com uma virtude muito grande que o camponovense tem, pois lá não se reclama de crise, procura-se buscar alternativas para enfrentá-la.
É assim que Campos Novos tem feito sempre; é assim que Campos Novos tem servido de exemplo para Santa Catarina e para o Brasil, tornando-se o grande celeiro do estado. É uma cidade limpa, organizada, atrativa, com condições para o nosso produtor escoar a sua produção e com obras sendo realizadas a todo instante. Portanto, a comunidade de lá vive feliz.
Por isso quero, desta tribuna, hoje, como camponovense e como representante daquela terra, expressar a minha saudação a toda àquela gente e parabenizá-la pelo aniversário da cidade, pelas festividades que iniciam com uma série de inaugurações, de atrativos, de divertimentos!
Parabéns, Campos Novos! Parabéns ao prefeito Vilibaldo Erich Schmid, a toda a sua equipe, à Câmara de Vereadores e àqueles que ajudaram a construir essa linda história de 129 anos. Campos Novos abrigou a grande maioria dos municípios que estão ao seu redor. Todos os municípios que estão ao redor já pertenceram à nossa querida cidade de Campos Novos, que já foi a maior cidade em extensão e hoje ainda é a segunda, mas é a maior em produção, o que orgulha todos nós.
Deixo o restante do tempo do meu partido ao deputado Rogério Mendonça.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)