Pronunciamento

Romildo Titon - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/06/2007
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sra. presidente e srs. deputados, ocupo a tribuna no dia de hoje para falar um pouco sobre um amigo, sobre um catarinense que nos deixou na última semana. Sei que aqui o deputado Onofre Santo Agostini, no dia de ontem, já fez um pronunciamento com relação a José Carlos Pisani, mas tomo a liberdade de mais uma vez ocupar a tribuna para falar sobre o assunto, porque essa pessoa merece talvez que nós estendamos os nossos pronunciamentos muitas e muitas vezes na Assembléia Legislativa, por aquilo que ela representou para Santa Catarina, principalmente para o meio-oeste catarinense.
Na última quinta-feira, depois do envolvimento em um acidente no Chile, nosso grande empresário José Carlos Pisani, conhecido como Caio Pisani, perdeu sua vida. Foi um empresário arrojado, corajoso, de muitas iniciativas inovadoras, enfim, um empresário diferente. Diz um velho ditado "que ninguém é insubstituível", mas eu não conheço ninguém com a forma de agir ou com o modelo administrativo empresarial de Caio Pisani, principalmente no meio em que convivo. Ele tinha iniciativas que não só beneficiavam as suas empresas, como também sempre se refletiam no desenvolvimento local.
Na sua área, a de papel, destacou-se não só em nosso estado, como presidente duas vezes do Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel de Santa Catarina, como nacionalmente, presidindo a Associação Nacional dos Produtores de Papel. Sempre que se pronunciava seu nome, toda a classe parava para escutar o que pensava ou o que dizia, porque era um professor nessa área.
Nós, de Campos Novos, de Monte Carlo e de Frei Rogério, devemos o desenvolvimento da região a essa pessoa e ao grupo Imaribo, pois lá está instalada a Iguaçu Celulose, uma das maiores empresas do ramo e a maior arrecadadora de impostos do município de Campos Novos. Agrega um dos maiores números de trabalhadores, exporta saco de papel e saco de cimento para vários países do mundo. Em Monte Carlo, 80% da população vive em torno daquilo que a Imaribo produz e do trabalho que ela executa. E o mesmo acontece em Frei Rogério, onde fica a Iguaçu Celulose. É a única empresa e a maior arrecadadora do município de Frei Rogério, sem falar no Paraná, onde as suas empresas também têm um lastro de atividade muito grande.
A maior produção de cabritos do estado de Santa Catarina está em Monte Carlo, idealizada por Caio Pisani. Foi ele quem criou, inventou e patrocinou a Festa Nacional do Cabrito, que difundiu em toda aquela região uma oportunidade nova de renda para o nosso agricultor. Ele foi um dos poucos empresários brasileiros que trabalharam num sistema de consórcio com os agricultores, plantando em áreas de propriedades de pequenos agricultores e pagando mensalmente o aluguel daquele terreno. E no final ainda dividia a produção com o agricultor. É um sistema inovador.
Implantou a Codestan no município de Tangará, uma empresa que visa buscar a potencialidade e a iniciativa de negócios rentáveis para aquela região, com o único objetivo de desenvolver a terra onde ele nasceu, onde os seus familiares começaram as suas primeiras atividades. E na descoberta de novos investimentos, de novas oportunidades, oferecia a quem desejasse implantar os negócios. Não segurava para ele! Não pensava só em si.
Desenvolveu e reativou a estrada de ferro, com a Maria Fumaça, com alguns vagões, para desenvolver o turismo na região do vale. Eram iniciativas inovadoras que sempre visavam levar o desenvolvimento para aquela região.
Podemos dizer que os seus familiares certamente tiveram uma perda muito grande. Mas, em termos de estado e de município, a nossa perda foi muito grande também. Sabemos que eles vão continuar tocando as empresas do grupo Imaribo. Mas talvez não da mesma forma, com o mesmo intuito social que José Carlos Pisani tinha, sempre com o direcionamento de não demitir funcionário, de fazer com que as empresas permanecessem lá no município de Monte Carlo, deputado Marcos Vieira. Construiu também um aeroporto. Certamente para descer a sua aeronave, mas também com o intuito de colocar à disposição de todos aqueles que lá desejassem descer e oportunizar o progresso.
Deputado Onofre Santo Agostini, v.exa. também foi um dos lutadores para a construção do asfalto até o distrito de Ibicuí, que chegará na empresa Iguaçu, uma das maiores arrecadadoras de impostos da região. O asfalto está quase pronto e esse era um sonho de José Carlos Pisani. A obra começou a ser feita no governo de Pedro Ivo Campos e por outros que o sucederam, mas sempre era deixada de lado. Mas agora o governador Luiz Henrique da Silveira está concluindo-a, faltando apenas 13 quilômetros. Infelizmente, José Carlos Pisani não poderá estar conosco na inauguração, mas iremos homenageá-lo colocando, merecidamente, através de um projeto de lei, o seu nome na rodovia SC-458.
Que Deus o tenha, José Carlos Pisani, que muita saudade deixa, muitos exemplos deixa a todos nós; exemplo político que muitas vezes ele expressava através dos microfones, no sentido de tentar conduzir a política com seriedade; exemplo de empresário, de um homem que tinha uma visão social muito grande, uma desenvoltura muito grande, um homem de iniciativas arrojadas, que deixou um legado para todos nós copiarmos.
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Quero associar-me à tristeza de v.exa. pela perda desse grande brasileiro. Já disse isso ontem aqui e vou repetir: não foi somente a nossa região que perdeu, não foi somente Santa Catarina que perdeu, perdeu também o Brasil um grande empresário.
Deputado, além de todos os predicados de Caio Pisani que v.exa. aqui colocou, quero dizer que ainda há um que reputo dos mais importantes: nunca deixou demitir sequer um funcionário de sua empresa. Quando a empresa passou por dificuldades financeiras por causa do problema do dólar e disseram-lhe que teria que conter despesas - eu sei disse, como também v.exa., porque ontem mesmo o deputado Jorginho Mello se referiu a esse fato - demitindo 200 funcionários da sua empresa em Monte Carlo, Caio Pisani, não admitindo isso de forma alguma, chamou a sua assessoria e disse: "De forma alguma vou deixar demitir sequer um funcionário".
A emoção que envolve o coração e a alma de v.exa. tenha certeza de que nos envolve também, porque o conhecemos e estamos sentindo a mesma dor e o mesmo sofrimento.
Quero fazer um apelo a v.exa. no sentido de permitir que assine junto com v.exa. esse grande projeto dessa estrada pela qual Caio Pisani tanto lutou e que, infelizmente, não pôde ver realizada fisicamente. Mas tenho certeza de que na dimensão em que ele se encontra haverá de olhar essa rodovia e torcer por ela, já que ele morreu num trágico acidente. E que nessa região não ocorra mais nenhum acidente, para que ninguém perca a vida como ele perdeu.
Se v.exa. me der a honra e o prazer de eu poder assinar o belo projeto, o justo projeto, eu ficaria honrado.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Com certeza, deputado Onofre Santo Agostini, nós ficaremos muito honrado com a sua assinatura, porque sabemos também da sua amizade.
Quero passar o restante do tempo ao deputado Manoel Mota, que vai concluir o assunto dentro do tempo do nosso partido. E peço desculpa a v.exa. por ter roubado um pouco do seu horário, mas eu precisava fazer este registro porque além do carinho e da grande admiração que eu tinha por José Carlos Pisani, ele era meu amigo pessoal, meu amigo de infância, pois nascemos e criamo-nos no município de Tangará, e eu presenciei muitas dificuldades pelas quais ele passou e o sucesso que alcançou.
Por isso fiz questão de deixar aqui o meu reconhecimento, o meu carinho e a saudade que vai ficar de um grande amigo, de um irmão que por muitos anos conviveu com ele.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)