Pronunciamento

Romildo Titon - 037ª SESSÃO ORDINARIA

Em 24/05/2001
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo a tribuna no dia de hoje para me pronunciar sobre uma proposta do Deputado Paulinho Bornhausen, que está tramitando na Casa e que certamente na próxima semana será votadao. E provavelmente não estarei presente na sessão, mase gostaria de deixar o meu registro e o meu posicionamento com relação à proposta de conceder o título de cidadão catarinense ao Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha.
Foi retirado na sessão de terça-feira, deixando para uma próxima oportunidade. E que houve reação de alguns Parlamentares na tribuna de aparte quanto à concessão desse título.
Eu quero deixar o meu posicionamento muito claro com relação a isto, porque se é uma coisa que preservo comigo é o reconhecimento por aqueles que fazem pela nossa terra e pela nossa gente.
A nossa região, do Planalto Serrano, Meio Oeste catarinense, Planalto Sul, há muitos anos pleiteava, discutia, reivindicava, fazia viagens e mais viagens a Brasília, churrascos e mais churrascos para discutir foram feitos, para a questão da pavimentação da BR-282.
Passaram-se muitos Ministros, passaram-se muitos Governos, muitos políticos de Santa Catarina que ocuparam cargos de destaque, e não conseguiram fazer com que a nossa BR fosse executadao, principalmente o trecho de Lages/São José do Cerrito/Vargem ao trevo da BR-470 em Campos Novos.
Um trecho de 105 km que há 45 anos viemos pisando na lama,. vViemos sendo excluídos do Plano Rodoviário Nacional, viemos por muitos e muitos anos com as verbas sendo colocadas no orçamento e depois sendo retiradas sem nenhuma explicação, deixando para um quarto ou quinto plano.
Este Ministro, Eliseu Padilha, foi o que olhou pelaara a nossa região. Olhou para o Meio-Oeste, para o Planalto Serrano, para uma região essencialmente produtiva, tendo uma ligação com toda a região do Mercosul, que liga com a divisa da Argentina, maior entroncamento rodoviário que se faz entre a BR-282 e a BR-470. Nós estamos presenciando, pela primeira vez, que um Ministro olhar porara Santa Catarina e peloara o interior do nosso Estado.e Santa Catarina.
Eu ouvi, Deputado Gelson Sorgato, alguns Parlamentares manifestando-se contra, porque o trecho da duplicação da BR-101 do Sul não está saindo. Parece-me que têem Deputados que pensam que em Santa Catarina só existe o Sul, não existe o Oeste, não existem outras regiões, não existe o Meio-Oeste e não existe o Planalto Serrano. Muitos políticos desta Casa gostam de ir ao Meio-Oeste ou ao Planalto Serrano na época das eleições para buscar voto. Mas quando chega o momento de defender a nossa região, são poucos que sobem à tribuna, são poucos que vem brigar para um divisão melhor dos recursos que são destinados à Santa Catarina.
Agora, Deputado Gelson Sorgato, o Governo pegou de volta o trecho de São José do Cerrito a Lages, que é o único que estava delegado ao DER, ao Governo do Estado, com ônus para o Estado! No tempo do Governo Paulo Afonso, dos 33km foram feitos 13km. E foram criticados, porque em quatro anos fizeram apenas 13km. Mas agora o Governo Esperidião Amin, com dois anos e meio, não chegou a 2km, desistiu e devolveu o trecho para o Governo Federal.
Da mesma forma os outros 53km de São José do Cerrito a Vargem, por determinação do Ministro, está sendo executada. E agora, há poucos dias determinou que fosse executado o trecho de Vargem ao Município de Campos Novos.
A grande esperança que nós temos é nesse Ministro reconhecer aquilo que nós representamos no contexto econômico de Santa Catarina, e o que a BR-282 representa também para este Estado e para o Brasil.
O Sr. Deputado Gelson Sorgato - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Gelson Sorgato - Agradeço a oportunidade do aparte, Deputado Romildo Titon. V.Exa. que presidiu os Parlamentares do Oeste de Santa Catarina, que reivindicavam as obras tanto do PRODETUR como da BR-282. Queremos parabenizá-lo e incorporar o que dissermos ao seu discurso.
Quero dizer que o Ministro Eliseu Padilha, na nossa região, no Oeste de Santa Catarina, precisamente na minha cidade, esteve lá como em outros Municípios como Guarujá do Sul, São José do Cedro, inaugurando trevos em seções, intercessões de novos trevos na nossa região.
Com referência a BR-282, Deputado Romildo Titon, quando estivemos no DNER... Está tramitando nesta Casa uma alteração orçamentária no valor de R$36 milhões, que devem ser recursos do Governo Federal para obras da BR-282, trecho que liga trevo de Palhoça. Essas questões, inclusive a BR-282/São José do Cerrito/Vargem. Por isso queremos realmente parabenizar o Ministro.
Vimos nesta Casa uma discussão sobre o mérito do título de Cidadão Catarinense ao Ministro Eliseu Padilha por causa de denúncias que vem ocorrendo no DNER.
Acredito que o seu trabalho, o que fez, e o que está fazendo por Santa Catarina, é uma obrigação, mas também não podemos fazer prejulgamento antes das coisas acontecerem!
Temos que votar e sou favorável a esse voto pelo trabalho que o Ministro Eliseu Padilha fez ao Estado de Santa Catarina, pela região do Oeste, e vai continuar fazendo.
Acho que é meritório, independente de quem seja o Autor desse projeto.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Agradeço o seu aparte, Deputado Gelson Sorgato, e incorporo as suas palavras ao meu pronunciamento.
Manifesto, Sr. Presidente, mais uma vez, a minha concordância, o meu voto favorável, mesmo que não esteja aqui na próxima semana, no momento da votação dessa proposta do Deputado Paulinho Bornhausen.
Quero dizer que sou inteiramente favorável pelo reconhecimento de ser um dos primeiros Ministros que olhou para o Mmeio- Oeste e para o Oeste catarinense. Principalmente, porque se formos olhar, mais próximo, a duplicação da BR-101, do trecho que já está pronto, foi graças ao seu trabalho. Muitas e muitas obras estão sendo executadas em Santa Catarina por seu trabalho, muito embora outras políticos queiram ficar comtirar os méritos para si.
Dedicadamente, residindo em Santa Catarina, em Florianópolis, olhou para a nossa região, e quero deixar a minha gratidão por ele, por aquilo que tem feito pela nossa região.
Se Deus quiser e se não houver atrapalho com a deliberação dos recursos que estão sendo feitos pelo Ministro Eliseu Padilha, vamos ter, depois de quase 50 anos, a nossa BR-282, na região Sserrana até o Mmeio- Oeste concluída.
Por isso deixo o meu posicionamento favorável à concessão do título ao Ministro dos Transportes Eliseu Padilha.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)