Pronunciamento

Romildo Titon - 101ª SESSÃO ORDINARIA

Em 14/11/2000
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo a tribuna para falar um pouco sobre uma questão que levantamos ainda no ano passado e, pela primeira vez nesta Casa formamos a Bancada do Oeste catarinense, que visava o interesse de unirmos as forças políticas do Meio Oeste, do Planalto Serrano, do Oestão do Estado, no sentido de defender aquelas obras e prioridades que julgávamos importantes para a nossa região e que, certamente, por muitas vezes deixamos de nos unir, de juntar as forças políticas, no sentido de buscar essa solução e perdemos, talvez, muitas oportunidades de ganhar grandes obras em detrimento de outras regiões do Estado. E, se verificarmos ao longo do tempo no Estado de Santa Catarina, o nosso Meio Oeste e o Oeste catarinense têm levado pouco investimento por parte do Estado, por parte dos cofres públicos do Estado de Santa Catarina e do Governo Federal.
Nos reunimos desde a primeira vez, no sentido de juntar nossas forças e eleger prioridades para que pudéssemos bater forte e defender conjuntamente os interesses da nossa Região.
Em algumas tivemos êxito e em outras, por enquanto, não passamos da discussão. E sentimos o descaso de muitos Secretários de Estado que convidamos para estar conosco em várias reuniões para discutir e incluir algo que interessasse à toda a sociedade do Oeste Catarinense.
Com exceção da BR-282, que estava incluída no contexto e que com a interferência dos Parlamentares da Bancada do Oeste, com a participação dos Parlamentares da Bancada Catarinense do Congresso Nacional, conseguimos fazer com que no Orçamento da União ficassem mantidos recursos para que as obras tivessem continuidade, e estão sendo realizadas no Município de São José do Cerrito, sentido Vargem Município de Campos Novos.
A questão do Prodetur foi uma das grandes lutas, uma das grandes discussões trazidas a este Plenário por este Parlamentar e também levantada na Bancada do Oeste. Somente agora, na última terça-feira, conseguimos trazer o Secretário Antônio Ceron, que quando Parlamentar fez parte da Bancada do Oeste, porque o ex-Secretário Paulo Gouvêa da Costa, recusou o nosso convite, marcou várias datas e não compareceu.
Queremos participar deste debate, porque o Prodetur trás para o Estado de Santa Catarina recursos da ordem de US$ 130.000.000,00 que poderão incrementar o turismo no Estado de Santa Catarina e principalmente no Meio Oeste e no Oeste Catarinense, porque a grande fatia destes recursos que está destinada para o nosso Estado, está prevista para ser aplicada no litoral. Em Florianópolis, no Vale do Itajaí, na Serra do Rio do Rastro e tantos outros que poderíamos citar, locais em que o turismo já é implementado pela própria natureza e que cativa o turista para aqui estar presente.
Acredito que os recursos do Prodetur tem que ser investidos para gerar novas fontes de renda e para gerar novas oportunidades de trabalho.
Como colocava, na semana passada, na reunião da Bancada e aqui está um Vereador do Município de Tangará que conhece muito bem esta situação, levantamos a possibilidade, novamente, de incluir o Município de Tangará dentro do programa do Prodetur.
Se, estes recursos são para investir no turismo, então temos naquele Município as águas termais. Poderá ser feito este investimento para viabilizar uma nova fonte, um retorno de impostos para aquele Município, pujante e forte na agricultura, para explorar também a área do turismo.
Espero que, dentro deste contexto que colocamos como bandeira da bancada do oeste, possamos promover, a exemplo do Município de Tangará e de tantas outros Municípios do Oeste Catarinense que poderão ser explorados turisticamente por suas riquezas naturais, a geração de emprego e renda.
Neste sentido a bancada do oeste vem trabalhando para que obras e investimentos sejam defendidos pelos Parlamentares que aqui tem compromisso aquela região. Que possamos unir as nossas forças e garantir aquilo que é nosso, que pagamos de imposto, que representamos no contexto do Estado de Santa Catarina pela nossa riqueza, nosso trabalho, nossa produção e que, muitas vezes, ficamos esquecidos pelos governos, somos deixados de lado, talvez porque estamos longe da Capital do Estado, ficando muitas vezes sem receber aquilo que nos é de direito.
Vemos na Capital do Estado e no litoral do Estado de Santa Catarina investimentos maciços, vultosos, locais onde o turismo é, por sua própria natureza, existente. Se não investirmos nem um centavo no litoral, certamente teremos os turistas aqui, teremos investimentos da mesma forma.
A exemplo do Prodetur, da BR-282, do grande projeto de recuperação da bacia do Rio Uruguai, e do grande projeto que poderá acontecer com o gasoduto do oeste. Certamente na próxima semana estaremos falando com o Presidente desta empresa para podermos ver a viabilidade de o Oeste Catarinense ter um gasoduto instalado e poder melhorar a qualidade de produção.
Estas e tantas outras prioridades continuam a ser da Bancada do oeste. Deputado Pedro Uczai, V.Exa., que foi um dos batalhadores para formarmos a bancada, da qual fui eleito coordenador e V.Exa. Secretário. Nosso mandato termina neste final de ano e no começo do ano haveremos de eleger outros companheiros para dar continuidade a este grande trabalho da Bancada do Oeste catarinense.
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR.)