Pronunciamento

Romildo Titon - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/02/2003
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero fazer rapidamente o registro da presença do Prefeito Municipal de Capinzal, Sr. Osvaldir Boaretto, acompanhado do seu assessor Marcelo e do seu motorista, que vieram a esta Capital para buscar junto ao Governo do Estado a liberação de projetos importantes para aquela cidade.
Não só pela sua presença, mas já estava na minha programação fazer hoje aqui o registro do acontecimento da última semana, no Município de Capinzal, que foi o aniversário de 55 anos de emancipação político-administrativa do Município.
Nos últimos anos tem acontecido sempre uma grande festa, que a cada ano vem se ampliando, modernizando-se, e não foi diferente no último domingo, quando lá tivemos a oportunidade de presenciar uma das maiores festas populares que já aconteceram no Município de Capinzal, onde tradicionalmente se serve a toda sociedade presente um bolo de 55m, como também 25m de chester, para identificar o título que Capinzal recebeu, ou seja, a Capital do Chester, aprovado aqui nesta Assembléia Legislativa e também referendado pelo Congresso Nacional, quando passou a ser a Capital Nacional do Chester.
Hoje é um Município de médio porte, mas, na sua conjuntura, na sua potencialidade, na sua economia, tem característica de um grande Município, por aquilo que hoje produz, por aquilo que industrializa. Mas o fato principal é estar em Capinzal centralizada uma das maiores empresas do País - orgulho para Santa Catarina e também para o Meio-Oeste catarinense -, a Perdigão, uma das maiores exportadoras de produtos industrializados de carne de suíno, de frango e de chester, que leva o nome de Capinzal e de Santa Catarina a grandes partes do mundo, em vários países onde chegam os seus produtos.
Sem dúvida nenhuma a Perdigão é uma empresa que tem dado uma contribuição ao Estado, ao Brasil e à nossa região, principalmente por aquilo que produz, por aquilo que industrializa, dando oportunidade a uma política de incentivo aos pequenos agricultores, através da qual oferece uma oportunidade maior de renda, de fixação do homem no campo e de melhor qualidade de vida às comunidades, tendo em vista o seu sistema de integração.
Por isso, registro que esta empresa tem participado efetivamente de todas as festividades do aniversário de Capinzal.
Ao Município de Capinzal, meu caro Prefeito, em nome da Assembléia Legislativa, os nossos parabéns, a nossa saudação, pela passagem do aniversário dos 55 anos, que caracterizou e marcou a história de um povo trabalhador, de um povo ordeiro, de um povo que tem iniciativa e que tem feito Capinzal ser reconhecida no cenário do Estado e do Brasil.
Por outro lado, aproveitando esta oportunidade, parabenizo a administração do nosso Prefeito Nilvo Dorini e de toda sua equipe, um moço jovem que estréia na política, fazendo um grande trabalho de renovação, de um novo modelo administrativo, que tem dado certo, que tem sido aprovado pela população e que tem ogulhado todos os capinzalenses que lá residem.
Parabéns, então, Prefeito Municipal, por mais este aniversário do Município e que Deus ilumine os administradores, os Vereadores e toda a gente de Capinzal, para que possam continuar crescendo.
Tive a oportunidade, nessas festividades, meu caro Presidente, de ser contemplado com o título de Cidadão Honorário. Hoje posso dizer que também sou um capinzalense que se orgulha muito de sempre vestir a camisa daquela terra, agora com um compromisso maior, como capinzalense oficialmente referendado pela Câmara Municipal.
Tivemos a oportunidade de numa das festividades presenciar o lançamento de um livro do Dr. Vitor Almeida, um advogado de renome, do Município de Capinzal. Ele foi Vereador por várias Legislaturas e apresentou à sociedade um dos livros que relata a belíssima história do Município, que começou quase do nada e que hoje é destaque no Estado de Santa Catarina.
Muito Obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)