Pronunciamento

Romildo Titon - 016ª SESSÃO ORDINARIA

Em 28/03/2000
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo a tribuna para me manifestar com relação a essa matéria, por julgar de interesse da minha região, a qual represento, e principalmente pelo carinho, pelo apreço que tenho pela comunidade de Barra do Leão, que ora pleiteia sua anexação ao Município de Capinzal, deixando de pertencer ao Município de Campos Novos.
Alguns anos atrás travamos uma grande luta em favor da Barra do Leão, para tentarmos sua emancipação, junto com uma leva de outros Municípios que foram criados por esta Assembléia Legislativa.
Foi uma luta muito grande por toda a comunidade. Reunimos toda a documentação necessária para tentarmos ser igual aos outros que já estão emancipados e foram referendados por este Poder.
O Deputado Onofre Santo Agostini anteriormente fez aqui uma colocação, da qual discordamos, de que
Barra do Leão só não foi emancipado porque não preenchia os requisitos necessários. Com essa tese eu até concordo, mas ele não foi aprovado como Município por discriminação de alguns Parlamentares deste Poder, porque faço qualquer desafio a todos os Deputados desta Casa e provo que naquela mesma época, naquela mesma sessão, foram aprovados Municípios em condições muito piores do que Barra do Leão.
Deixo de citar agora os nomes para não polemizar ainda mais, porque isso não vem ao caso. Mas deixamos de ter o Município Barra do Leão por discriminação de alguns Parlamentares desta Casa, que não nos deram a oportunidade de levar ao Plenário, nem condições de igualdade a outras comunidades que foram emancipadas.
Por isso, o nosso projeto não teve êxito naquela época, que era o grande sonho daquela comunidade e talvez a única oportunidade de buscarmos o desenvolvimento de uma comunidade do interior de um Município, que produz igual a tantas outras que foram emancipadas e que talvez hoje a sua população estaria em melhores condições de vida, com sua arrecadação própria, com sua administração igual a outros Municípios que tiveram o desenvolvimento.
Esgotada essa possibilidade, trabalhou-se agora na questão de pertencer ao Município de Capinzal. Não poderia ser diferente essa tese levantada pela comunidade, porque a comunidade de Barra do Leão está praticamente a oito ou dez quilômetros do Município de Capinzal e a sessenta e tantos quilômetros do Município sede de Campos Novos, ao qual pertence atualmente.
Toda e qualquer movimentação praticamente uma grande parte sai do Município de Capinzal, toda e qualquer comercialização dos seus produtos, ou seja, as compras normais que todos os proprietários fazem são feitas no Município de Capinzal, que está mais próximo para a sua locomoção.
Portanto, assomo à tribuna no dia de hoje para manifestar - como já manifestei em outras oportunidades através dos meios de comunicação, através daqueles que me procuraram - favorável a essa questão por entender que, quando vejo que a maioria da comunidade está desejando a sua anexação a outro Município, não tem por que nos manifestar contrariamente.
Fui chamado perante o Diretório do PMDB de Capinzal para dar o meu depoimento, e dei o meu depoimento favoravelmente, eis que achava que era a única saída para aquela comunidade, tendo em vista não ter dado a emancipação como estavam. E falei isso nos meios de comunicação.
Só não entendo por que o Presidente da Comissão, que está presente aqui, o suplente de Vereador, o ex-Vereador Angelin Rossetti, falou para diversos companheiros meus que a grande dificuldade para esse projeto passar nesta Casa era o Deputado Romildo Titon.
Para uma pessoa que deseja ser político, que deseja ser líder, não entendo que esse seja o melhor caminho, ou seja, tentar jogar contra um Parlamentar da região os seus correligionários políticos. E aqui está a prova, a qual vou dar a ele neste momento, eis que estou favorável ao processo, como já disse através dos meios de comunicação.
Não só eu, mas toda a minha Bancada vai dar o voto favorável, porque entendemos, nós, os 10 Deputados, que é verídica essa reivindicação dessa comissão, eis que são onze pessoas que correram todas as comunidades levantando as assinaturas, discutindo essas idéias, buscando uma nova alternativa.
Quero parabenizar o Prefeito de Capinzal, Luiz Carlos Thomazoni, que aceitou o processo; quero parabenizar a Câmara Municipal de Capinzal, que foi favorável, como também a Câmara Municipal de Campos Novos, o Prefeito de Campos Novos, que relutou muito mas, posteriormente, assinou também, entendendo que esse era o desejo da maioria.
Por isso, essa anexação vai ser aprovada no dia de hoje, tenho absoluta certeza, porque a maioria dos Parlamentares não vai ser contra, de forma nenhuma, a um desejo de um grupo grande de pessoas, de famílias daquela comunidade, que desejam pertencer a um Município que está mais próximo.
Por isso, registro o meu voto favorável a essa anexação. Gostaria de dizer que sempre fui favorável a ela e que não mudei de opinião em nenhuma oportunidade, e a prova disso é a minha grande luta, a minha grande contribuição em todo o processo.
Fui o primeiro Parlamentar nesta Casa Legislativa que levantou a alternativa de Barra do Leão ser Município, e poderia ter sido perfeitamente, se alguns não tivessem puxado para trás, se alguns não tivessem nos discriminado, se talvez até alguns da comunidade tivessem puxado ao contrário, porque entendo que Barra do Leão tinha perfeitas condições, igual a outros Distritos que já são Municípios e que estão em pleno desenvolvimento.
Barra do Leão perdeu aquela grande oportunidade de ser um Município forte, pujante pela sua economia. E hoje ele, que representa 5,15% da população de Campos Novos, passa a pertencer a um grande Município, pelo qual tenho um carinho muito especial, que é o Município de Capinzal, que tem uma projeção muito grande, que tem uma oportunidade muito grande de seu desenvolvimento e que é representativo no contexto da economia de Santa Catarina.
Eu tenho absoluta certeza de que Barra do Leão vai se sentir muito bem também em Capinzal, assim como se sentiu em Campos Novos, porque todos o estão recebendo de braços abertos. Certamente terão sucesso e bons atendimentos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)