Pronunciamento

Romildo Titon - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/04/2006
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, ocupo a tribuna no dia de hoje, no horário do meu partido, para comunicar aos demais colegas um fato importante para a nossa região do meio-oeste catarinense, a região serrana do oestão e para todo o estado de Santa Catarina.
Os colegas deputados, ao lerem os jornais de hoje, já tomaram conhecimento da notícia de que o campos-novense Justiniano Pedroso deverá assumir a secretaria de Infra-Estrutura do estado de Santa Catarina para desempenhar as funções de secretário de estado.
Nós, que somos da terra de Justiniano Pedroso, temos um orgulho muito grande de poder falar desta tribuna do seu nome e da função que vai exercer, como também das funções que exerceu no decorrer dos anos e que só orgulharam a nossa terra, a nossa região e a nossa gente campos-novense.
Justiniano Pedroso, filho do ex-deputado Cid Pedroso, é um homem que prestou um trabalho muito grande não só ao nosso partido e a nossa região, mas à democracia brasileira, pela defesa da democracia e pela honradez com que desempenhou todas as funções que lhe foram atribuídas.
Justiniano Pedroso, que herda do seu pai esse lado político, esse seu lado profissional como advogado militante, desempenhou várias funções. Tive a grande satisfação de tê-lo como vereador, quando fui prefeito de Campos Novos; como presidente do nosso partido; como candidato a deputado federal por duas vezes, quando dobramos juntos; como secretário da Casa Civil no governo Paulo Afonso; como diretor do Deter, cargo que exerceu por muitos anos. Até o dia 30 do mês de março exercia as funções de secretário de Desenvolvimento Regional no município de Campos Novos, desempenhando lá um trabalho muito importante para toda a região, diante desse novo modelo administrativo do governo de Luiz Henrique da Silveira, o modelo da descentralização.
Posso dizer, com toda segurança, deputado Onofre Santo Agostini, sem menosprezar qualquer secretário regional, que ele é um dos secretários que têm mostrado um desempenho muito bom, que têm sido um grande líder entre os prefeitos, vereadores e lideranças da região, fazendo com que acontecessem obras importantes e esperadas por longos anos - que foram uma luta da classe política e também nossa, já que militamos na vida pública -, como a rodovia que liga Capinzal/Zortéa/Campos Novos, num investimento de mais de R$ 20 milhões; como o trecho do seminário até a Coopercampos, que era uma obra inacabada ainda do governo Esperidião Amin, que licitou, mas que não a executou; como as obras de acesso aos municípios de Celso Ramos, de Zortéa, de Brunópolis e ao distrito de Marombas.
Também poderemos citar, na área da educação, que praticamente 90% das escolas estaduais da região da secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos foram ampliadas e que foram construídos ginásios de esportes. Houve também ajuda aos hospitais, aos postos de saúde, aquisição de ônibus escolares e de ambulâncias. Enfim, poderíamos citar aqui um número expressivo de obras que, pelas mãos do nosso companheiro Justiniano Pedroso, foram desempenhadas através das secretarias centrais do governo Luiz Henrique da Silveira, que tem demonstrado uma grande admiração pelo município de Campos Novos e por toda aquela região. Podemos citar ainda a estrada do Ibicuí, tão famosa, tão reivindicada e que por mais de 20 anos foi colocada no Orçamento do estado e agora já está em andamento. E há várias outras que poderíamos aqui citar.
Justiniano Pedroso recebeu o convite através de Eduardo Pinho Moreira - uma vez que o governador Luiz Henrique da Silveira se licenciou - para desempenhar as funções de secretário de estado da Infra-Estrutura. Lutamos muito para que ele fosse para a secretaria da Segurança Pública, mas foi contemplado com outra secretaria - e acredito que mais importante ainda para todo o estado de Santa Catarina.
Na época, com o apoio de toda a bancada do PMDB, estávamos sugerindo o seu nome para a secretaria da Segurança Pública, pelo seu perfil como advogado, como militante, como um homem firme nas suas decisões. Mas assim bem entendeu o nosso governador de tê-lo como secretário da Infra-Estrutura para suceder o nosso deputado Mauro Mariani, que retorna a esta Casa.
Certamente, para o nosso companheiro Justiniano desempenhar essa função será uma tarefa difícil, depois do grande trabalho feito pelo nosso companheiro Mauro Mariani. Então, quero saudá-lo, já que aqui está presente, pois veio fazer as primeiras tratativas com o governador. Espero que o companheiro Justiniano Pedroso se sinta bem nesta Casa. Temos absoluta certeza da sua capacidade e da contribuição que vai dar ao governo Luiz Henrique e Eduardo Pinho Moreira, como também a nossa região e a todo o estado de Santa Catarina.
Eu fico feliz, Justiniano Pedroso - e temos uma amizade de longos anos -, porque você vem representando a nossa querida Campos Novos, o nosso meio-oeste catarinense e, principalmente, a nossa terra, Campos Novos, que sempre foi prestigiada por todos os governos do PMDB. Desde o então governador Pedro Ivo Campos, tivemos como secretário da Agricultura o companheiro Dejandir Dalpasquale; o companheiro, já falecido, Paulo Macarini, que ocupou a função de secretário de Planejamento; Melzi Cavazzola, ex-prefeito; Athos de Almeida Lopes, ex-prefeito. Depois, no governo de Paulo Afonso, novamente tivemos o companheiro Justiniano Pedroso no Deter, posteriormente na secretaria da Casa Civil e agora estivemos com ele na secretaria de Desenvolvimento Regional, em mais uma oportunidade que se deu a um campos-novense de trabalhar pelo estado.
Temos certeza de que desempenhará as novas funções de secretário de estado com a mesma lealdade demonstrada por seu pai, que foi não só deputado, mas também desembargador, secretário da Justiça e da Segurança Pública de Santa Catarina.
Desejamos a você, Justiniano, todo o sucesso do mundo e que possa desempenhar essa função a contento de todos os catarinenses.
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Eu agradeço, deputado Romildo Titon, e quero endossar as palavras de v.exa. Diz um ditado popular lá da região que a laranja cai debaixo da laranjeira; nunca se viu a laranja cair embaixo do limoeiro.
Por isso, conforme essas qualificações às quais v.exa. muito bem se referiu, Justiniano Pedroso tem uma procedência muito boa. Quem conheceu o falecido Cid Pedroso, seu pai, sabe que ele era uma pessoa extraordinária.
Foi feliz o governador! Pode ter certeza, deputado Romildo Titon - o Justiniano está aqui presente, mas eu diria isso na sua ausência também -, de que o governo ganhou muito trazendo Justiniano Pedroso para essa secretaria tão importante do governo. Certamente ele vai desempenhar essa função, como fez até hoje em todos os cargos públicos, com respeito e, acima de tudo, com eficiência. Ganha Campos Novos, ganha Santa Catarina e ganha a nossa região!
Eu comungo da mesma alegria de v.exa. e do mesmo desejo que Justiniano Pedroso seja muito feliz e que Deus o proteja nesse trabalho em favor de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Muito obrigado, deputado Onofre Santo Agostini.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Concedo um aparte ao líder da bancada, deputado Peninha.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Titon, na condição de líder do PMDB, só gostaria de dizer também da alegria de toda a nossa bancada em ter Justiniano Pedroso como secretário da Infra-Estrutura. Toda a nossa bancada subscreveu aquele documento indicando-o para secretário da Segurança Pública; não foi atendido na Segurança, mas na Infra-estrutura sim e, com certeza, com muita justiça.
Mas, se v.exa. me permite, deputado Romildo Titon, quero fazer uma colocação sobre o que disse o deputado Herneus de Nadal. S.Exa. ocupou a tribuna falando sobre o Fundo Social e o porquê de a Petrobras não participar. E o deputado Paulo Eccel disse que não subscreveria o documento porque o Fundo estava sob suspeição.
Eu lhe pergunto se o Duda Mendonça está sob suspeição. E se ele está sob suspeição, por que recebe R$ 40 milhões da Petrobras? Dizem que esse é o preço do seu silêncio. Suspeição é tudo isso que está acontecendo em Brasília!
Por isso, deputado Herneus de Nadal, v.exa. colocou muito bem quando disse que há necessidade que se faça tudo em pé de igualdade. Se lá o Zeca do PT pode receber do Fundo Social, por que Santa Catarina não pode?! Não pode porque, na verdade, o nosso estado está sendo discriminado pelo governo federal!
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Obrigado, deputado Peninha, e incorporo o seu aparte ao meu pronunciamento, fazendo das suas palavras as minhas também.
Com relação às críticas que aqui têm acontecido constantemente, quero dizer que o deputado Paulo Eccel tem criticado muito o Fundo Social, com o intuito de confundir os acontecimentos de Brasília com os de Santa Catarina. Mas, felizmente, deputado, o Fundo Social não é o fundo do mensalão, não é o fundo da cueca, não é o fundo do valerioduto e nem o fundo da mala! O Fundo Social se destina a ajudar aqueles que realmente precisam.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)