Pronunciamento

Romildo Titon - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/06/2004
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, minha saudação ao Prefeito Municipal de Zortéa, Alcides Mantovani, bem como ao vice-Prefeito Remilton Andreoni e toda a sua equipe, e aos alunos daquele Município, que nos dão a honra da sua presença, hoje, nesta Casa, ocasião em que estão visitando a Capital do Estado e o Poder Legislativo.
É com muita honra que os recebemos e desejamos que tenham uma boa estada nesta Casa.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de falar um pouco da história do Município de Zortéa, Município este que esta Casa aprovou e que hoje se destaca no cenário do Estado de Santa Catarina.
(Passa a ler)
"A história de Zortéa começa em 1930, com a chegada dos fazendeiros paulistas Cipriano Rodrigues de Almeida e Felisberto dos Santos. O local até então era habitado por caboclos, que moravam nas margens do Rio Pelotas, na divisa com o Rio Grande do Sul. Com a ajuda dos negros descendentes de escravos que também viviam na região, os fazendeiros abriram picadas nas matas e deram início à agricultura de subsistência.
Em 1939, começaram a chegar os descendentes de italianos, representados pelas famílias Dambros, Mantovani e Pazza. Sob o comando dos Dambros, instalaram uma serraria, atraídos pelos pinheirais. Em 1946, outros dois italianos interessaram-se pelo negócio: Antônio Zortéa Primo e Guilherme Brancher, que compraram a serraria e a transformaram na madeireira Zortéa S/A, que existe até hoje.
O Município de Zortéa, criado pela Lei nº 10.051 de 29 de dezembro de 1995, coincidentemente, Deputado Genésio Goulart, de autoria deste Parlamentar e sancionada pelo ex-Governador Paulo Afonso e instalado oficialmente em primeiro de janeiro de 1997 tem, portanto, pouco mais de sete anos de história. Mas uma história de sucesso.
Localizado no Planalto Sul de Santa Catarina, o Município é membro da Amplasc e pertence à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos. Tem uma população de aproximadamente três mil habitantes e vem se destacando pelas atividades da administração municipal, principalmente na área de educação".
E é o que vou me referir no meu pronunciamento, pelo destaque da educação no Município de Zortéa.
"Administrado por Alcides Mantovani e Remilton Andreoni, desde a instalação oficial, Zortéa faz grandes investimentos na educação municipal. Zortéa nucleou todas as escolas na sede do Município com o objetivo de proporcionar a todos os alunos a mesma estrutura e a mesma qualidade educacional.
Já em 1998 construiu o Grupo Escolar Municipal Horizonte, um prédio moderno e com toda a estrutura necessária para excelentes aulas até então de primeira a quarta série.
Desde o início o Município disponibilizou aulas de inglês e informática desde a primeira série; transporte escolar gratuito para todos os níveis de ensino, inclusive para universitários; distribui, através do programa municipal de material escolar, todo o material utilizado durante o ano de estudo para alunos e professores; distribui uniforme escolar para creche, pré-escola e ensino fundamental; desenvolve diversos projetos extra-classe, com o objetivo de conscientizar não só os alunos, mas toda a comunidade, aproximando escola-comunidade.
Zortéa tem sistema próprio de ensino que desburocratizou o processo educacional; todas as salas de aula têm TV, videocassete e ar condicionado.
Os dois núcleos do Grupo Escolar Municipal Horizonte contam com um moderno laboratório de informática, com 16 computadores cada, com acesso à Internet em banda larga para todos os alunos da rede municipal, inclusive com utilização por parte do 2º Grau da Escola de Educação básica Major Cipriano Rodrigues de Almeida.
Firmou, em 2003, parceria com a Empresa Positivo Informática de Curitiba, para disponibilização do Portal Educacional Aprende Brasil, com conteúdos preparados para alunos de pré a 8ª série. Os laboratórios de informática também proporcionam aulas técnicas com monitores e professores especializados. Seus professores recebem constantemente cursos de aperfeiçoamento e incentivos para se qualificarem com nova habilitação, como também alunos e professores recebem constantemente orientação e supervisão escolar.
O Núcleo 1 do Grupo Escolar Municipal Horizonte já há quatro anos vem desenvolvendo o Programa 5S nas escolas, programa esse que neste ano está iniciando no núcleo 11 da referida escola.
Em 2003, o Município firma convênio com o Estado de Santa Catarina para municipalização do atendimento até a 8ª série. Esta iniciativa possibilitou ao Município expandir para todos os alunos toda estrutura que até então estava disponível somente para alunos da educação infantil e de 1ª a 4ª séries.
Essa política educacional séria e competente levou o Município de Zortéa, em 2003, a avançar 222 posições no ranking que mede a qualidade educacional do Estado de Santa Catarina, recentemente divulgado pela Secretaria de Estado da Educação e Inovação.
Zortéa quer avançar ainda mais e projeta o futuro - amplia escolas com recursos próprios do Município, conveniou com o Estado a reforma completa da escola cedida pelo Estado, através da municipalização, com o mesmo convênio faz a cobertura da quadra de esportes, constrói auditório do Grupo Escolar Municipal Horizonte e está implementando o Projeto Educar Fora da Escola, em parceria com o departamento de esportes.
O Município deverá em breve atender alunos em tempo integral."
Faço este relato, Sr. Presidente e Srs. Deputados, porque esta Casa deve registrar aquilo que é feito de bom para o Estado de Santa Catarina, principalmente para os nossos alunos.
Além de cumprimentar todos os alunos que nos visitam, desejo parabenizar o Prefeito Municipal, Sr. Alcides Mantovani, o vice-Prefeito, Sr. Remilton Andreoni, o Secretário da Educação, Sr. João Marcelo, as Diretoras do Grupo Escolar Municipal Horizonte: do Núcleo I - Sra. Kelli, do Núcleo II, Sra. Ivanilda, e do Centro de Educação Infantil Estrela do Amanhã, Sra. Elizabete, como os demais professores e aqueles que acompanham toda essa comitiva no dia de hoje.
Conhecedor que sou do Município de Zortéa, por ter tido a oportunidade de administrá-lo quando Distrito de Campos Novos, sinto-me, neste instante, muito satisfeito em recebê-los nesta tarde.
Este Município é pequeno na sua extensão, mas é grande na sua representatividade econômica do Estado de Santa Catarina, no seu desenvolvimento, na segurança que os projetos implantados lá têm tido, desde a educação, como na saúde, na agricultura, no desenvolvimento social e agora contemplado com a construção da SC-458, que está próxima a ser inaugurada, que recebe o acesso até o centro da cidade, fazendo jus a quase todas as ruas asfaltadas que já existem no Município de Zortéa.
Parabéns, Prefeito! Parabéns, vice-Prefeito! Parabéns a toda equipe! Parabéns a todos os jovens, estudantes, que serão o futuro. Talvez, muitos de vocês poderão estar aqui representando a região futuramente!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)