Pronunciamento

Romildo Titon - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/05/2007
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, quero trazer um assunto ao Plenário hoje que é de vital importância para Santa Catarina e que certamente, em breve, será o centro das atenções no nosso estado, do Brasil e, mais especificamente, do município de Capinzal.
(Passa a ler.)
"Os catarinenses nos surpreendem constantemente.
Tivemos a oportunidade, na semana que passou, de conhecer mais um investimento da produção catarinense. Na última segunda-feira, acompanhado por autoridades dos municípios de Ouro e Capinzal, entre elas o prefeito, o vice-prefeito e vereadores, visitamos a Fast Indústria e Comércio, instalada em Capinzal num belo parque industrial. A empresa Fast é administrada pelo empresário e engenheiro Marius Juliano Farina, um homem de muita visão e arrojo - filho do saudoso ex-prefeito de Capinzal Celso Farina, com quem tivemos laços de amizade muito grandes.
Celso Farina foi um homem público que visualizou o município de Capinzal de um modo diferente. Na administração do município soube tratar a coisa pública alicerçando a base para a iniciativa privada e dela desfrutar. Hoje, além da pujante agroindústria, agropecuária, comércio e serviços, despontam a produção de ponta no setor metal-mecânico. Dentre estes destaques de produção em Capinzal está a Fast, mais uma surpresa para Santa Catarina.
Pudemos conhecer um pouco da recente trajetória da Fast e faço questão de registrar neste momento. Iniciou suas atividades em 1995, produzindo pinos e buchas para a indústria automotiva. Em uma segunda etapa, através de seus serviços passou a auxiliar as indústrias frigoríficas, produzindo peças para máquinas, a grande maioria importadas, que quebrassem ou apresentassem problemas. A Fast, a partir daí, iniciou o desenvolvimento de equipamentos inéditos para auxílio de produção em agroindústrias. Pela qualidade e agilidade na solução dos problemas, a marca Fast ganhou credibilidade no mercado.
Em uma terceira etapa de contínua expansão, a Fast introduz no mercado mais um equipamento inédito no Brasil, o Decânter Centrífugo, equipamento de alta complexidade, que veio suprir a necessidade de tratamento de efluentes industriais e sanitários. Com um serviço diferenciado, a Fast ganhou o mercado nacional e sul-americano. Recentemente - e este foi o motivo da visita -, a Fast surpreendeu novamente e anunciou a produção de uma inédita usina de biodiesel.
As imagens que vamos ver são da usina construída pela empresa em Capinzal.
(Procede-se à exibição de fotos.)
Esta é a usina para transesterificação, ou seja, que transforma óleo ou gordura animal em biodiesel.
Este é um equipamento totalmente diferenciado para a produção de biodiesel. Não há similar. É projeto da Fast, catarinense e brasileiro. O diferencial da usina da Fast entre outros equipamentos que podem gerar biodisel é que é um equipamento de processo contínuo e não por batelada; não consome vapor para ativar o equipamento; é elétrico, portanto não queima lenha, mas as usinas poderão ser auto-suficientes em energia (sem gastar a elétrica), consumindo pequena parte do biodiesel que elas produzirão, para então acionarem geradores que operarão com 100% de biodiesel. Não usa água para lavagem, enquanto os outros equipamentos usam água, e nessa água ficam partículas altamente poluentes que comprometem o meio ambiente; não queima combustível, portanto não libera gases e não gera resíduos - efluentes. Portanto, trata-se de uma usina ecologicamente correta.
Todos os veículos automotores que consomem diesel derivado do petróleo poderão substituir em 100% por biodiesel, sem necessidade de qualquer alteração nos motores. Essa tecnologia, já patenteada, inédita, é direcionada ao setor agroindustrial e às empresas que atuam no setor de óleos vegetais. A empresa pretende construir e colocar no mercado de 30 a 50 usinas/ano.
A Fast tem capacidade para construir equipamentos com capacidade de gerar de 250 litros/hora até 15 mil litros/hora, com tecnologia que permite a usina trabalhar até 24 horas por dia."
Então, srs. deputados, trago para os v.exas. a novidade de que hoje está instalada no município de Capinzal uma empresa que já está sendo assediada pela Petrobras, uma vez que essa empresa importou da Itália equipamentos similares com um custo muito elevado. E esse equipamento produzido aqui no município de Capinzal, além de uma redução sensível de custos, tem também uma qualidade de produção que oferece ao consumidor garantia de até um ano do produto feito com o diesel. E outras empresas não têm condições de dar essa garantia.
Certamente logo, logo estaremos sendo o centro das atenções nessa área, pois os olhos do país estarão voltados para o município de Capinzal, que tem essa empresa que além de produzir e comercializar essa usina de biodiesel, também estará produzindo o próprio biodiesel. A empresa está colocando a sua máquina no município de Capinzal, onde vai produzir o biodiesel para comercializar, logicamente com a autorização da Petrobras, que logo estará visitando-a.
Começa, então, a despertar em toda região a preocupação com a produção da matéria-prima para abastecer essa usina do município de Capinzal. Os primeiros experimentos já estão sendo feitos desde o ano passado, com a produção de girassol, de pinhão manso, além da gordura animal que é a grande matéria-prima produzida nas agroindústrias de Capinzal, de Videira, de Concórdia e de tantos outros municípios do estado.
Então, faço este registro, no dia de hoje, porque é importante para Santa Catarina e este Parlamento tem o dever de incentivar, de divulgar todas as empresas que estão indo em busca de novas tecnologias, indo em busca de novas oportunidades de emprego, de geração de renda e saindo na frente num dos temas mais discutidos nos dias de hoje no Brasil inteiro, que é o biodiesel.
Certamente, Capinzal sai na frente e essa empresa eminentemente catarinense orgulhará não só o meio-oeste catarinense, mas o estado de Santa Catarina e o nosso país, por ser pioneira na área. Não há similar no Brasil em termos de qualidade e com uma tecnologia bastante avançada, que certamente vai dar a Santa Catarina destaque no cenário brasileiro na produção de biodiesel.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)