Pronunciamento

Romildo Titon - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/03/2008
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, estava atentamente ouvindo o pronunciamento do ilustre deputado Edison Andrino que falava um pouco sobre a história e a beleza da nossa capital. Eu não poderia ser diferente e deixar de fazer no dia de hoje, deputado José Natal, um comentário sobre o meu município de Campos Novos, que dia 30 completa seus 127 anos de emancipação político-administrativa.
Talvez aqui, deputado Edison Andrino, eu não possa falar como v.exa. das belezas naturais de Florianópolis, porque Campos Novos não tem essas belíssimas praias, mas temos lá uma riqueza muito grande, as nossas terras férteis que nos dão condição de ser o celeiro do estado de Santa Catarina, um dos maiores produtores de grãos, com uma das tecnologias mais avançadas do Brasil. Através do sistema cooperativista, é um dos municípios que agrega e concentra o maior número de cooperativas e fez com que o nosso agricultor se modernizasse, fosse em busca de novas tecnologias e hoje pudesse estar colhendo os frutos dos melhores momentos da história de Campos Novos em termos de produção agrícola.
São aproximadamente 300 mil toneladas de grãos que o município está produzindo, fazendo com que se tenha uma das melhores receitas em arrecadação de impostos derivados da agropecuária e da agricultura, que é o nosso chão camponovense, que dá exemplo para todo o estado de Santa Catarina.
Somente na área de soja estamos cultivando mais de 36 mil hectares; mais de 20 mil hectares de milho; mais de 10 mil hectares de feijão; aproximadamente 18 mil hectares de trigo, avançando agora para a área da cevada e do girassol, procurando acompanhar essa grande onda do desenvolvimento do biocombustível.
Na agropecuária temos um dos maiores rebanhos do estado de Santa Catarina, senão o maior, o segundo maior rebanho, são 55 mil cabeças e 1.623 proprietários. Na suinocultura são mais de 122 mil cabeças, fazendo com que a Coopercampos já lance o seu projeto fazendo a terraplanagem, lançando o projeto de uma das grandes agroindústrias, para abater em torno de três mil animais dia.
A avicultura não fica para trás, mais de 12 milhões de aves, de frangos, que vão para o mercado, e uma produção de mais de 250 mil ovos por dia parte para as incubadoras de toda a região.
Há outras áreas, como o leite, pois mais de um milhão de litros por mês estão sendo produzidos na nossa terra e na região de Campos Novos, que se destacando na área da agroindústria, vai-se tornar uma das maiores com a instalação do frigorífico da Coopercampos.
Também na área de energia passamos a produzir 25% do que Santa Catarina consome, sendo um dos maiores produtores de energia do estado, e agora mais três pequenas usinas serão instaladas dentro em breve, porque já foram liberadas pela Fatma.
No setor cooperativista, além de ter maior número de cooperativas, já passamos pela experiência de cooperativa de leite, de crédito, de transporte, e temos uma das maiores capacidades de armazenamento do estado de Santa Catarina.
Também produzimos sacos de cimento que são exportados para vários países, além da indústria metal mecânica e outras que poderíamos aqui citar.
Portanto, nos orgulhamos, nesta data, em poder estar comemorando os 127 anos de Campos Novos. O nosso governador, deputado Manoel Mota, vai estar lá mais uma vez inaugurando obras, anunciando outras, e poderíamos dizer que em breve, faltando muito pouco, apenas o município de Abdon Batista, que é onde já foi iniciado o asfalto, não haverá problemas de ligação asfáltica com mais nenhum município próximo, ou que faça parte da regional de Campos Novos.
Por isso, neste instante, como vereador que fui por 12 anos, como prefeito, e agora, por quatro mandatos represento aquele município na Assembléia Legislativa, quero parabenizar todo o povo de Campos Novos, aqueles que ajudaram a fazer a história, os que a construíram, os que acreditaram na fertilidade das terras e lá fizeram os seus investimentos e que hoje estão comemorando os 127 anos.
O prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, fará uma verdadeira via-sacra de inaugurações de obras agora nesta semana. Praticamente todos os bairros da cidade estão sendo asfaltados; não temos problemas de esgoto. Campos Novos é um dos municípios que mais tem atendido à população, deputado Manoel Mota, e uma das melhores cidades de se viver em Santa Catarina.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Rapidamente, quero dizer ao meu amigo líder da bancada do PT, deputado Pedro Uczai, que os professores da Universidade Federal de Santa Catarina estão pedindo ajuda porque foram sacados 26% dos salários que recebiam há 18 anos. Então, primeiro eles precisam cuidar das suas casas para depois cuidar da casa do vizinho. Eles vêm aqui fazer esses discursos, mas, se não cuidam das suas próprias casas, como vão cuidar da casa do vizinho?!
E o deputado Joares Ponticelli - e é uma pena que o tempo está terminando...
(Passa a ler.)
"Não é possível reconstruir uma greve sem salários, quando professor está passando fome, e com o terrorismo que vinha sendo praticado desde o início da semana", completa Marta Vanelli, presidente do Sinte.
(Discurso interrompido pelo término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)