Pronunciamento

Romildo Titon - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/10/2008
A SRA. PRESIDENTE (Deputada Ana Paula Lima) - Ainda dentro do horário reservado ao PMDB, fará uso da palavra o sr. deputado Romildo Titon.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Companheiro bom o deputado Moacir Sopelsa, não é deputado Manoel Mota? Ele divide o horário certinho com os companheiros. Mas quero saudar a nossa presidente, deputada Ana Paula Lima, que está presidindo os trabalhos, e todos os colegas deputados.
Não estive presente na semana passada, mas desejo um bom retorno a todos os parlamentares, depois do calendário especial que tivemos, devido às eleições. E é nesse sentido que quero deixar aqui algumas palavras, eis que acredito que nós, parlamentares, estamos freqüentemente na atividade política, principalmente num momento como esse em que saímos do embate eleitoral das prefeituras, das Câmaras de vereadores. Enfim, todos os parlamentares aqui estiveram empenhados nessa luta, alguns candidatos, outros não. Mas a grande maioria esteve empenhada na luta junto aos seus companheiros partidários, para obter o melhor resultado.
Agora, vejo que é um momento de avaliação, deputado Manoel Mota, uma avaliação do momento político que vivemos, de uma nova era das eleições. Este é o momento em que muitos colhem os frutos daquilo que plantaram; outros esperavam resultados bons, mas não obtiveram. E uma avaliação que se pode fazer, muito positiva, deste ano é que estamos tendo cada vez mais um amadurecimento político maior, eis que adentramos a um novo modelo de se fazer política, tirando do cenário político aqueles que pregam a violência, que pregam somente a crítica, aqueles que não pregam uma proposta de trabalho.
Saímos da era dos comícios. Este ano foi o veredicto de que comício está saindo da moda. E entram aqueles que têm mais criatividade, aqueles que erram menos, porque na política todos nós erramos, todos os candidatos erram, e têm resultado positivo aqueles que erram menos, com raras exceções, é lógico, que temos que presenciar.
Quero dizer, meu nobre líder Manoel Mota, que na nossa região nos empenhamos quase que 90 dias, embrenhado no campo, trabalhando pelas coligações e pelas chapas puras do nosso partido. E trouxemos um resultado bastante positivo, com municípios de porte médio para grande. Reconquistamos algumas prefeituras, mantivemos outras, mas poderíamos dizer que a região que represento, como é a nossa querida Campos Novos, a nossa Videira, a nossa Fraiburgo, Capinzal, Tangará, Monte Carlo, Brunópolis, Abdon Batista, Herval Velho, Lacerdópolis, Luzerna, Piratuba e outros municípios que poderíamos citar, a partir do ano que vem será comandada pelo nosso partido.
Participamos com sucesso também em outras coligações em que estivemos juntos, das mais variadas dentro do estado. E na minha região também não foi diferente. Com vários partidos políticos constituídos, tivemos parceria com cabeça de chapa ou com vice, participando de um modo geral das eleições.
Então, acredito ter tido um resultado bastante positivo. Não é mérito meu e sim dos candidatos, dos partidos, das equipes, que se formaram e obtiveram um resultado bastante favorável ao nosso partido, somando-se às demais 111 prefeituras, que serão comandadas pelo nosso partido a partir do ano que vem.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Nobre deputado, desejo cumprimentá-lo pelo seu trabalho sério, dedicado, com muita garra e determinação, que foi buscar resultados tão importantes para uma região.
Acredito que Santa Catarina foi o estado que alcançou maior índice de sucesso. Por isso, em nome da minha bancada, quero cumprimentar v.exa. e gostaria de dizer que vale a pena trabalhar com amor, garra, sem ódio, construindo um novo modelo, uma nova proposta para Santa Catarina e para os municípios. E v.exa. soube muito bem fazer isso na sua região.
Parabéns, deputado, e continue assim, porque os resultados aparecerão. É evidente que quem planta colhe. E v.exa. plantou e está colhendo.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Acredito que todos os deputados se esforçaram dentro dos seus princípios, dos seus partidos, como das próprias coligações.
Eleição é um conjunto de forças. E todos nós que entramos nelas temos que estar preparados para ganhar ou perder. Infelizmente, alguns ainda não sabem perder. Mas o amadurecimento, deputado Pedro Uczai, que aconteceu na política este ano deixou-me muito feliz, porque tenho uma linha de trabalho um pouco diferente. Sempre procurei espalhar paz, alegria, fazer política com o coração. Essa sempre foi a minha forma de fazer política. Mas muitas vezes encontramos muita resistência em alguns locais que tinham a prática da política bastante difícil de ser entendida pela própria população. Acho que o amadurecimento vem a cada eleição que passa e colocando-se em prática a criatividade dos candidatos.
Vimos a soma de esforços de um grande número de candidatos, não só a prefeito como também a vereador, partindo para o lado da criatividade, trazendo novas propostas e mostrando um novo rumo para os seus municípios.
Acho que isso para nós, que militamos na vida pública, é um ponto positivo muito grande. Mas é uma pena que a corrupção eleitoral ainda continue, por mais que o cerco tenha sido apertado. Ainda existe uma dificuldade muito grande, por parte do Tribunal Eleitoral, quanto ao controle da corrupção eleitoral. Mas aos poucos, se Deus quiser, saem de cena os políticos que trabalham dessa forma. Mas registro aqui a minha satisfação de poder trazer resultados positivos, tanto de Campos Novos, com uma vantagem de 5.000 votos, como de Videira, com 5.000 votos, Fraiburgo e Capinzal com 2.000 votos...
(Discurso interrompido pelo término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)