Pronunciamento

Romildo Titon - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/05/2006
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, sra. deputada e srs. deputados, quero me reportar a um assunto de suma importância para Santa Catarina, principalmente para a nossa região do meio-oeste catarinense, especialmente do planalto sul, que é sede da microrregião, com sede no município de Campos Novos.
Nenhum município tem condições de se desenvolver, de buscar novas oportunidades de investimento e de atrair novos investidores, sem que haja um acesso pavimentado para que dê uma característica de oportunidade, de desenvolvimento e de valorização ao catarinense que lá reside.
O nosso governador Luiz Henrique da Silveira, desde o início do seu mandato, planejou e determinou estudos para que se iniciasse um trabalho que viabilizasse a todos os municípios catarinenses, que ainda não tivessem acesso asfáltico, que pudessem ter uma oportunidade, senão todos no seu governo, mas que ficassem, na sua maioria, encaminhados e iniciados os convênios que determinassem a pavimentação.
Falo, hoje, da nossa microrregião do planalto sul, na qual nós tínhamos e temos, até hoje, sete municípios que pertencem à secretaria Regional de Campos Novos. Entre os sete municípios, quatro deles ainda não tinham acesso pavimentado. Aí se começou uma luta na tentativa de viabilizar para que esses, também, tivessem, merecidamente, o investimento por parte do estado, para possibilitar seu acesso pavimentado.
Hoje podemos falar desta tribuna que, praticamente, quase todos já tiveram o seu início, com alguns já concluídos. Entre eles, o município de Zortéia, que foi viabilizado quando do asfaltamento de Capinzal/Zortéia/Campos Novos e também foi pavimentado o seu acesso e está liquidada aquela fatura.
O município de Brunópolis, que foi emancipado com dois distritos do antigo Palmares e de Marombas, também teve o seu convênio assinado com aquela prefeitura; o acesso até a sede já está pronto e a sociedade vem se beneficiando ao longo do tempo. E está quase em fase final o acesso ao distrito de Marombas, que faz ligação com a BR-470.
No município de Celso Ramos, numa parceria com a Enercan, empresa que construiu a usina de Campos Novos e o governo do estado, foi executado o asfaltamento de 22 quilômetros da BR-470 até o topo da barragem da usina. Agora, recentemente, o governo do estado assinou o convênio da barragem até a sede do município de Celso Ramos, que dentro de poucos dias terá seu início, porque já foi licitado, mas houve alguns problemas de empresas que recorreram.
No município de Abdon Batista, que é o trecho mais extenso de todos os que faltavam, o governo do estado já assinou um convênio com a prefeitura de Campos Novos, na ordem de R$ 6 milhões, no qual está sendo executado o trabalho de pavimentação da BR-470 até o distrito de Ibiqui, que deve seguir futuramente até o município de Abdon Batista.
Há poucos dias tivemos a oportunidade de presenciar a assinatura de um convênio entre a prefeitura de Abdon Batista, o estado e a Enercan. Serão preparados 13 quilômetros de terraplenagem e estruturação para posterior pavimentação de Abdon Batista a Ibiqui e mais três quilômetros de asfalto. E o estado, dentro de poucos dias, assinará um convênio para a execução de mais dois quilômetros.
No entanto, nas duas pontas, está sendo trabalhado o asfaltamento para ligar o município de Abdon Batista, que será feito futuramente, no próximo governo, porque neste, certamente, não terminará. Mas temos absoluta certeza de que Luiz Henrique da Silveira fará também o próximo governo e terminará esse trecho.
Resta, ainda, o município de Vargem que é o último a ser contemplado. O grande problema que estamos tendo é que a BR-282, é a que faz ligação com o município de Vargem. E existe toda aquela ladainha, aquele trabalho, aquela grande movimentação que está sendo feita para a execução do asfaltamento do trecho de Lages a Cerrito, que está praticamente pronto e de Cerrito/Vargem a Campos Novos.
Certamente com o governo federal fazendo a sua parte na BR-282, nós teremos praticamente todos os municípios já em fase de execução dos acessos pavimentados.
Dito isto, quero convidar, novamente, porque já fizemos isso por escrito, todos os parlamentares que fazem parte do Fórum da BR-282 para, logo mais, às 18h, aqui na sala da imprensa, participarem de mais uma reunião dos membros do Fórum da BR-282, para tratarmos dos próximos passos que daremos com relação ao encaminhamento da BR-282, porque precisamos continuar mobilizados.
Então, quero ler novamente os nomes de todos os deputados que fazem parte do fórum: Antônio Ceron, que, infelizmente, está de licença, mas eu acredito que a bancada do PFL vai designar alguém para representá-lo - e nada mais justo que seja o deputado Onofre Santo Agostini, que é um lutador pela BR-282 também; Jorginho Mello; Lício Silveira; Pedro Baldissera; Reno Caramori; Sérgio Godinho; Herneus de Nadal, que foi incluído recentemente também no nosso fórum; este que lhes fala e a deputada Odete de Jesus.
Nós gostaríamos que todos os parlamentares que fazem parte do fórum pudessem se fazer presentes. Deputado Onofre Santo Agostini, v.exa. não estava aqui no plenário, mas eu dizia que o deputado Antônio Ceron, que é o relator do nosso fórum, não estará presente porque está de licença e que o PFL deverá designar alguém para fazer parte da reunião hoje, às 18h. E não há ninguém melhor do que v.exa., que é um eterno lutador também pela BR-282, para estar conosco fazendo parte do fórum para montarmos a estratégia dos próximos passos que vamos dar na cobrança que temos feito, e vamos continuar fazendo, junto ao Ministério dos Transportes e ao governo federal para viabilizarem, definitivamente, o asfaltamento daquele trecho que, certamente, fará com que o município de Vargem também possa ter o seu acesso, já que também faz parte deste pedaço de chão de Santa Catarina e não pode ficar, como tem ficado há tantos anos, sem um acesso para a retirada de sua produção e para o seu desenvolvimento.
Então, ficam convocados os parlamentares que fazem parte do fórum para se fazerem presentes. Esperamos que todos se engajem nessa luta e não queiram apenas colher os méritos na hora que der certo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)