Pronunciamento

Romildo Titon - 051ª SESSÃO ORDINARIA

Em 02/08/2001
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna desta Casa para fazer um comentário que acho muito justo.
Há alguns meses os taxistas, principalmente de Santa Catarina, estão passando por problemas.
Tivemos informações da Cooperativa Mista e Trabalho radiotáxi, de Lages, que a Anatel decidiu retirar o nº 197, serviço usado em todo o Brasil, e vai substituir pelo 0800, configurado por mais seis ou sete números. Isto preocupa os taxista, porque os que realmente usam este serviço se sentirão em dificuldades.
O radiotáxi é um serviço praticamente de utilidade pública e deve ser mantido como existe o da Polícia, o do Corpo de Bombeiros. Esses números são fáceis de discar e já estão memorizados por toda a população brasileira.
Assomo esta tribuna no dia de hoje porque já recebi diversas delegações de cooperativas de radiotáxi de nosso Estado, que estão preocupadas com isto. E que a Anatel está apertando o cerco na tentativa de que cada cooperativa escolha seus números.
Além disso também estamos dando entrada na Casa com o pedido de formação de uma Comissão Parlamentar Externa, para que essa Comissão dirija-se aos dirigentes da Anatel na tentativa de buscar uma solução antes que seja desativado o número 197.
É neste sentido que faço este alerta a todos os Parlamentares da Assembléia Legislativa e à própria sociedade, em defesa dos nossos taxistas, das nossas cooperativas, dos nossos usuários, porque o grande problema não é tanto dos taxistas, mas sim do nosso usuário, que certamente já está acostumado ao longo dos anos... Vão deixar milhões e milhões de brasileiros e milhares e milhares de taxistas nessa situação bastante complicada, porque até que todos possam aprender, decorar um número com oito, dez algarismos, certamente se tornará bastante difícil para o usuário.
Nesse sentido é que nós estaremos dando entrada nesta Casa a um pedido para a formação de uma Comissão Parlamentar Externa, no sentido de trabalhar exclusivamente em defesa dos taxistas e em defesa da população usuária do radiotáxi do Brasil.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)