Pronunciamento

Romildo Titon - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/02/2007
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, queremos trazer um assunto aqui que preocupa toda a nossa região e que nos últimos meses, principalmente nas últimas semanas, tem atormentado a vida da população do meio-oeste catarinense.
Li há pouco no jornal Diário Catarinense uma matéria com a seguinte teor:
(Passa a ler)
"SC tem menor índice de homicídios do país
A violência aumentou nos pequenos municípios brasileiros, enquanto nas grandes cidades houve uma estagnação da onda de crimes. Esse foi o resultado do estudo intitulado Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros"[...].[sic]
É nesse sentido que quero levantar aqui uma questão preocupante. Realmente o desarmamento, em que foi deixada a oportunidade para que os bandidos circulem armados e as pessoas honestas, trabalhadoras, desarmadas, facilitou muito para que os criminosos cheguem às residências e pratiquem o assalto. É o que tem acontecido na nossa região, e o estudo está certo, pois a violência avançou para os pequenos municípios, para o interior.
A nossa que era uma região pacata, não existia roubo na área rural, as pessoas podiam deixar todas as propriedades abertas, sem ninguém em casa. Hoje a situação é preocupante e são poucas as residências que ainda não foram roubadas no interior do nosso pequeno agricultor.
Se não bastasse a violência dos assaltos, há dez dias mais ou menos houve dois assaltos que marcaram a história de Campos Novos. O primeiro aconteceu na fazenda do sr. Osvaldo Lopes, aonde chegaram várias pessoas encapuzadas, renderam a esposa e praticaram o assalto. Roubaram tudo aquilo que queriam, inclusive o cofre e um veículo, e depois sumiram.
Há poucos dias, no amanhecer de domingo, houve um assalto mais violento ainda na casa do sr. Gervásio. Abordaram a família toda e como houve uma pequena resistência por parte dos familiares, foram baleados pelos assaltantes e estão no hospital o pai, o filho e uma filha, e a polícia não tem nenhuma pista.
Outras residências também foram assaltadas recentemente, todas no interior do município, na casa do agricultor, do fazendeiro, daquela pessoa que jamais estaria preocupada com um assalto dessa natureza, porque até há pouco tempo os assaltos eram praticados somente nas cidades grandes, e a pesquisa está revelando que realmente os homicídios diminuíram nas cidades grandes e aumentaram nos pequenos municípios.
Então, faço essa colocação, pois é uma preocupação de toda nossa região do meio-oeste catarinense, e acredito que o restante do estado não está em situação diferente. Portanto, é preocupante a situação que estamos vivendo.
É preciso que o nosso secretário da Segurança, o nosso eminente deputado Ronaldo Benedet, possa acelerar um pouco mais essa questão do combate à criminalidade no interior, que é onde temos o maior problema, porque há falta de policial, de investigadores e de estrutura. Quando o crime estava centralizado somente nas capitais, nos grandes municípios, centralizaram a maioria do efetivo policial, tanto militar quanto civil, nos grandes municípios, e os pequenos ficaram abandonados nesse sentido. Por isso a questão dos furtos, da violência e dos assaltos corre solta.
Trago essa preocupação porque isso vem incomodando toda a população e ultimamente fazendo vítimas, com pessoas hospitalizadas, passando por sérias dificuldades, sofrendo grandes prejuízos, e não pudemos ver, até agora, nenhum dos criminosos na cadeia.
Era este o registro que gostaria de fazer no dia de hoje, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)