Pronunciamento

Romildo Titon - 088ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/10/2009
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente e srs. deputados, ocupo o horário do meu partido para fazer uma divulgação importante para a região meio-oeste e planalto serrano e, por que não dizer, para toda Santa Catarina, e para dizer da importância da parceria quando se encontra parceiros numa luta que é da população.
No último dia 27, o governador esteve nos municípios de Abdon Batista e Anita Garibaldi, onde dois importantes atos tiveram lugar. Em Anita Garibaldi tivemos a inauguração do asfaltamento do trecho que vai da cidade até a divisa com o Rio Grande do Sul, estrada essa que passa por cima da barragem que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Em Abdon Batista foi dada a ordem de serviço para o asfaltamento do último trecho que ligará Abdon Batista a Campos Novos.
Primeiramente houve um convênio de parceria entre a prefeitura de Campos Novos e o estado, em que se asfaltou o trecho da BR-470 até o distrito de Ibicuí. Depois houve outra parceria com a Enercan, que construiu a Usina Elétrica de Campos Novos, e iniciou-se o asfalto de Abdon Batista para o lado de Ibicuí, em que foi feita uma parceria, no primeiro contrato, de 8km.
Feito, executado e inaugurado, o governador deu a ordem de serviço para o asfaltamento do trecho de Bom Jesus até a Barra do Arroio, obra essa que está próxima de ser concluída. Ainda existia um trecho de 11km da Barra do Arroio até Ibicuí, e esse foi o motivo da ordem de serviço que foi dada pelo governador no último dia 27, completando, parece-me, para aquela região, uma das obras mais importantes para o município de Abdon Batista e toda a região, mas também cumprindo, parece-me, o último compromisso do governador com relação aos municípios que ainda não tinham acesso asfaltado - e Abdon Batista tinha um dos maiores trechos.
Nós ficamos imensamente agradecidos ao governador, e queremos registrar isso aqui publicamente, pela atenção especial que deu àquela região, sendo que um dos menores municípios recebe agora também a última ordem de serviço para a conclusão daquele trecho de asfaltamento. E também era o último município da nossa região que ainda não tinha acesso asfaltado.
Dentro desse contexto, destacamos, primeiro, a visão que o governador tem, na administração, de fazer com que todos os municípios tenham pelo menos um acesso asfaltado. E destacamos também a visão que ele tem da importância da parceria, porque na região que representamos houve muitas parcerias com as empresas que construíram barragens nos últimos tempos. Teve início com o asfaltamento da BR-470 a Campos Novos, indo até o município de Celso Ramos, passando por cima da barragem da Usina Campos Novos. E no dia 27 presenciamos a inauguração do trecho da estrada de Anita Garibaldi, também uma parceria com a empresa que construiu a usina.
Como já relatei, em Abdon Batista, principalmente para o início do asfalto, houve uma parceria com a Enercan. Posteriormente, o governo passou a tocar a obra com recursos próprios. Isso comprova, então, que quando há o interesse dos investidores e do governo do estado as obras realmente acontecem.
Além disso, está para acontecer a construção de outras usinas hidrelétricas na região de Adbon Batista, Vargem e São José do Cerrito. E Anita Garibaldi e Cerro Negro vão ser atingidos por outra barragem que vai ser construída num curto espaço de tempo. Pelo menos, há poucos dias, colocava-se em discussão o projeto que foi colocado a público para as pessoas conhecerem também a licença ambiental. A nossa região foi premiada, poderíamos assim dizer.
Há muitas pessoas que trabalham contra a construção de usinas hidrelétricas, há movimentos nesse sentido. É claro que todos reconhecemos que as usinas trazem problemas para os municípios, como degradação do meio ambiente, diminuição da população, redução do território ocupável pelos municípios, o que gera problemas sociais também. Mas também vêm os benefícios à região: os altos investimentos e a geração de energia, que também traz dividendos, em função da arrecadação de impostos, tais como ICMS, royalties e ISS. Acho, inclusive, que alguns municípios ainda não teriam acesso asfaltado se não houvesse os investimentos na construção de usinas hidrelétricas.
Por isso faço esse registro. Na região que represento, o meio-oeste catarinense, dentre outras que também represento - e não que eu tenha uma região tão grande, pois as microrregiões da região que represento são pequenas -, mas principalmente na microrregião de Campos Novos, os municípios foram, reconhecidamente, beneficiados pelo governo com acesso asfaltado. Foi o caso de Abdon Batista, de Celso Ramos, de Brunópolis, de Zortéa e até de Vargem, que não deixou de ser contemplada com a BR-282, construída pelo governo federal - inicialmente em parceria com o estado, depois só o governo federal -, e que também beneficiou aqueles pequenos municípios que estão próximos à BR.
Assim, poderia dizer que todos os municípios da microrregião do planalto sul catarinense estarão interligados por via asfaltada, assim que finalizar o asfalto do município de Abdon Batista.
Deixamos aqui, mais uma vez, os nossos agradecimentos ao governo de Luiz Henrique e Leonel Pavan por esse investimento importante para a nossa região.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)