Pronunciamento

Romildo Titon - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/04/2004
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, ocupo a tribuna na tarde de hoje para fazer algumas colocações com relação a alguns investimentos que foram feitos pelo Governo do Estado ao Município de São José do Cerrito.
Cremos que é importante fazermos aqui este relato, principalmente quando se alcança algumas velhas reivindicações de longos anos. Entrava Governo, saía Governo e não se concretizava o sonho de algumas comunidades. E agora, com pouco mais de um ano de administração do Governo de Luiz Henrique da Silveira, estamos vendo inúmeras obras pelo interior do Estado, entre elas essas que eu gostaria de nominá-las e que foram inauguradas e entregues à comunidade no último dia 03 deste mês, numa visita que o Governo do Estado fez ao Município de São José de Cerrito.
Esse Município tem tido dificuldade de desenvolvimento pela falta de acesso, pois está localizado a beira da nossa famosa BR-282, no trecho Lages/São José do Cerrito/Vargem/Campos Novos. E certamente pelo não-asfaltamento, há muito tempo vem acumulando uma perda de habitantes, de desenvolvimento e de arrecadação. Há uma demanda de jovens que buscam se abrigar em outros Municípios que prosperam mais e estão mais próximos de um acesso.
Mas lá temos um dos mais antigos colégios agrícolas do Estado de Santa Catarina, o nosso Cedup, o Colégio Agrícola de São José do Cerrito, que ao longo dos anos abriga e forma jovens, preparando-os para o manuseio da terra, num regime de semi-internato. Hoje aquele colégio abriga 426 alunos que estão lá o dia todo buscando o aprendizado para, junto de seus familiares, poderem desenvolver novas técnicas agrícolas.
E até então o nosso colégio não possuía um ginásio de esportes. Era de se admirar que um dos colégios agrícolas mais antigos do Estado de Santa Catarina não tinha um ginásio para que os jovens que lá permaneciam pudessem praticar esportes.
O Governador se prontificou a resolver essa tão sonhada reivindicação daquela comunidade estudantil e, num curto espaço de tempo, executou uma das mais belas obras que ficará marcada na história daquele colégio agrícola, investindo um valor de R$172.786,00.
No mesmo dia, foi entregue à comunidade de Salto dos Marianos, localizada próximo à BR-282 e bastante distante da sede do Município de São José do Cerrito... Lá tem um pólo estudantil, através de uma Escola de Educação Básica Estadual, que abriga em torno de 400 alunos das comunidades próximas, e há muitos anos tinha sido iniciada a construção de um ginásio de esportes, mas que se encontrava parada por falta de recursos e por falta de interesse do Governo.
Numa nova licitação, o Governador do Estado determinou a execução e a conclusão daquela obra, investindo mais R$148.508,00. Assim, vai oportunizar àqueles 400 jovens a prática de esportes, bem como também a toda comunidade, independente de estar freqüentando aquela escola básica.
Também nesse mesmo dia, o Governador do Estado entregou à comunidade de Salto dos Marianos um sistema de água, sendo que foi perfurado um poço artesiano que levará água às casas dos agricultores, beneficiando mais de 50 famílias.
Fazemos este registro no dia de hoje porque é importante trazermos aqui nesta tribuna, que tem sido a caixa de ressonância da sociedade catarinense, onde levantamos os problemas, discutimos as soluções e tentamos dar o encaminhamento devido, com a Oposição cumprindo o seu papel, efetuando as suas críticas ao Governo do Estado, aquilo que está sendo feito de positivo à sociedade catarinense, principalmente aos nossos Municípios da Região Serrana e do Meio-Oeste catarinense, que não têm sido vistos por outros Governos com bons olhos, pela falta de investimento e de incentivo para que os nossos agricultores sintam-se à vontade nas suas comunidades e possam alcançar também os benefícios do Poder Público e daqueles recursos arrecadados, oriundos dos impostos que todos os cidadãos catarinenses pagam.
São José do Cerrito, uma comunidade que passa por muitas dificuldades por se encontrar às margens do trecho da BR-282, não tem visto investimentos de alto valor por parte do Governo. Mas essas obras, como tantas outras que lá foram realizadas... E estou falando daquilo que foi entregue naquele dia, quando o Governador do Estado lá esteve, assinando vários outros convênios com a Prefeitura e dando ordem de serviço para a execução de eletrificação rural e de outras obras nas áreas de saúde, de esporte e na área rodoviária, que julgo serem importantes.
São ações como estas que dão oportunidade para que esses Municípios que estão ao longo da BR-282, abandonada pelo sistema viário, também se sintam valorizados.
E quando se fala em educação, quando se fala em incentivar a educação em Santa Catarina e no Brasil, colocando-a como fator principal para o desenvolvimento do ser humano, o Governo vai enfrentar a realidade e construir novas escolas, novos prédios para que os alunos se sintam à vontade e ginásios de esportes para a prática de esportes.
Sempre que eu tiver a oportunidade de acompanhar, na minha região, o investimento de recursos públicos, farei a divulgação desta tribuna.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)