Pronunciamento

Romildo Titon - 106ª SESSÃO ORDINARIA

Em 05/10/1999
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, faço uso da tribuna na tarde de hoje para falar novamente sobre um assunto de interesse de Santa Catarina, principalmente do Corredor do Oeste, ou seja, o oestão de Santa Catarina, partindo da Região Serrana.
Denunciamos há poucos dias aqui a distribuição da verba do Prodetur Sul, que investe recursos no Estado de Santa Catarina na área de turismo, porque mais uma vez se discrimina o Oeste catarinense.
Dos R$140 milhões a ser investidos na área do turismo em Santa Catarina, estão previstos 58% para o litoral; 22% para a Serra do Rio do Rastro; 10% para o Vale do Itajaí. E para a nossa região, chamada Corredor do Oeste, que abrange o Planalto Serrano, Planalto Sul, Meio-Oeste e Extremo Oeste, está previsto apenas 1,10%.
Levantamos essa questão para que sejam melhor distribuídos os recursos que virão para o Estado de Santa Catarina. Que se dê oportunidade para as grandes regiões produtoras do Estado de Santa Catarina, o Meio-Oeste e o Oeste, para que possam ter uma nova alternativa de renda ao explorar o turismo.
Os recursos são para a obtenção de infra-estrutura, para o resgate de fatos históricos e culturais, para o melhoramento de acesso, e é natural que as regiões que não são exploradas turisticamente tenham problemas e dificuldades maiores de investimento. Então, não vejo por que o litoral e a Serra do Rio do Rastro, que já têm por si próprios um grande potencial turístico, recebam uma grande fatia, enquanto que a nossa região leva uma pequena fatia, apenas 1,10%, ou seja, 1,5 milhões de reais para toda essa grande região do Corredor do Oeste, como é chamada.
Ontem troquei algumas idéias com o Deputado Pedro Uczai em relação a essa questão, que preocupa muito os Prefeitos, os Vereadores, a classe empresarial, enfim, a população do Oeste catarinense, e encontramos uma primeira alternativa para se começar a discutir essa questão: fazer a Bancada do Oeste se unir em defesa da nossa região, que está sempre batalhando, produzindo para sustentar o Estado de Santa Catarina, sendo considerada o celeiro catarinense, a maior produtora de grãos, e ainda assim não levando nenhuma fatia considerável desses recursos.
Então, Deputados Narcizo Parisotto, Neodi Saretta, Onofre Santo Agostini, Pedro Uczai, Jorginho Mello, Herneus de Nadal, que são da região Oeste, estamos tomando a iniciativa de marcar para amanhã um primeiro encontro da Bancada do Oeste exclusivamente para discutir essa questão do Prodetur.
Perdoem-me os Parlamentares se eu não fizer a identificação correta, mas entendo que têm compromisso com o oestão (que vai da Região Serrana até o Extremo Oeste) os Deputados Afonso Spaniol, Gelson Sorgato, Herneus de Nadal, Ivan Ranzolin, Jorginho Mello, Milton Sander, Moacir Sopelsa, Narcizo Parisotto, Neodi Saretta, Onofre Santo Agostini, Pedro Uczai, Reno Caramori e Romildo Titon.
Pelo menos, entendo que são estes os que têm grande acesso a toda essa região.
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini (Intervindo) - Vamos incluir o Deputado Sandro Tarzan também, porque ele é serrano, e o serrano vota em serrano!
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sem dúvida nenhuma! É com grande prazer que incluiremos também o nome do Deputado Sandro Tarzan, que tem votos em todos os recantos do Estado.
Se porventura não identifiquei algum Deputado dessa região, desde já fica convidado para essa reunião amanhã, às 10h, em uma das salas desta Casa, quando começaremos a discutir a questão do Prodetur, porque não é possível que a nossa região fique esquecida.
Não nos dão a oportunidade de explorá-la turisticamente, pois leva apenas 1,10% de todo esse recurso, enquanto o Litoral leva 58%, enquanto outras regiões levam grandes fatias, e como são regiões de grande potencial turístico, é desnecessário todo esse investimento para elas.
Acredito que toda a região Oeste, os Prefeitos, os Vereadores, as lideranças políticas e a população esperam que a Bancada do Oeste, através de seus representantes, tome a iniciativa de inverter essa situação para que possamos ter uma fatia maior.
Há poucos dias denunciamos que novamente tiraram recursos da nossa região, da BR-282, e estão colocando no contorno de Santo Amaro da Imperatriz, que está próximo à Capital do Estado, que está próximo à BR-101, que tem um bom acesso. Enquanto isso, há 42 anos estamos pisando na lama! E agora, nessa questão do Prodetur, mais uma vez fazem discriminação com a região Oeste.
É chegado o momento de os representantes dessa região levantarem a voz, levantarem a bandeira em defesa do Oeste, por isso convoco, por iniciativa minha e do Deputado Pedro Uczai, os Deputados já nominados para participarem do primeiro encontro da Bancada do Oeste.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)