Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/04/2015
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas.
Quero aqui saudar os professores, as professoras do nosso estado de Santa Catarina dizendo que a educação é a forma de transformar culturalmente, intelectualmente e economicamente o ser humano.
E diante do que ouvi e vi nos últimos dias, eu não posso me furtar, eu não posso me omitir de expor aquilo que o secretário de estado da Educação proferiu.
Solicito à assessoria que proceda à apresentação do vídeo.
(Procede-se à apresentação do vídeo.)
Eu queria um pouco mais de atenção para que possamos fazer a conclusão do raciocínio e tentar expor a todos os trabalhadores da Educação o que o secretário falou sobre o diálogo.
(Passa a ler.)
"O diálogo social é um princípio inspirador na perspectiva da construção de consensos entre ideias divergentes ou contraditórias. No mundo contemporâneo o diálogo social vem sendo intensamente aplicado em fóruns internacionais, como na Organização Internacional do Trabalho, para a construção de agendas positivas entre trabalhadores e empregadores.
Em Santa Catarina dá-se exatamente o contrário. Ao invés de usar o diálogo social para mediar os conflitos entre os professores da rede estadual de ensino e o governo, o secretário estadual de Educação abre o verbo contra professores ameaçando-os com represálias, conforme mostra o vídeo.
Isso é vergonhoso, assédio moral sobre os professores. Isso é um desrespeito à categoria. Isso é incompatível com a função pública. A linguagem usada pelo secretário, na videoconferência, além de inapropriada, é desqualificada, leviana, medíocre e desrespeitosa.
O que marca a especificidade da escola é a sua função social e de interação entre sujeitos diferentes entre si. É na escola que se constrói conhecimento! É na escola que se aprende a respeitar o outro! É na escola que se aprende conceitos básicos de civilidade, relacionamento social e se exerce o protagonismo e a cidadania.
Ao chamar os professores de 'pelegos' o sr. secretário de estado da Educação baixou o nível, desaprendeu o que certamente aprendeu na escola, desqualificou-se para a nobre função pública de secretário de estado. Agora não adianta explicar o inexplicável.
As ameaças veladas aos professores ACTs e estagiários ferem o direito de sindicalização dos trabalhadores consagrados pela Constituição Brasileira de 1988.
A postura arrogante do sr. secretário representa um desserviço à Educação Catarinense e sinaliza para uma gestão pública autoritária, incompatível com o desejo de todos nós catarinenses por educação de boa qualidade como vetor de desenvolvimento econômico sustentável, socialmente justo e inclusivo.
Retomar o diálogo com a categoria, repensar o projeto educacional para o estado, compartilhar através do diálogo social com professores, pais e alunos é tarefa que se impõe ao sr. secretário de estado da Educação, bem como a de civilizadamente pedir desculpas públicas aos professores pela sua fala equivocada e inoportuna na videoconferência, como condicionalidade para sua permanência no cargo!"
(Palmas das galerias)
Para concluir e aqui refletirmos, trago aqui a citação do sr. Fernando de Mello Viana: "A escola atual é a escola da vida. Os professores e os pais devem conjugar o pensamento de tal maneira que a criança em casa encontre o mestre e na escola tenha um pai."
A Sra. Deputada Luciane Carminatti - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Pois não!
A Sra. Deputada Luciane Carminatti - Deputado, quero parabenizá-lo pela manifestação e tenho dito aos professores que esta legislatura, felizmente, tem ampliado o apoio à Educação, ao Magistério Catarinense. Com a sua manifestação podemos perceber isso.
Estou inscrita para fazer um pronunciamento, mas o mais grave, no meu entendimento, além do autoritarismo e da ditadura presente na fala do secretário é quando ele diz que o diretor de escola terá o maior aumento de todos os aumentos que se tem. Isso prova que a medida provisória não vem para fazer Justiça com todos os trabalhadores da Educação Catarinense.
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Muito obrigado!
(Palmas das galerias)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)