Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 032ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 27/11/2024
DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (Orador) - Agradece pelo acolhimento e pelo carinho dos chapecoenses para com os deputados e com a equipe da Assembleia que está organizando a Alesc Itinerante. Elogia o Parlamento pela iniciativa de aprovar o evento e reforça que o trabalho dos deputados não pode parar e que as pautas do Estado continuam precisando de respostas.
Alerta que, na segurança pública, o governo precisa se preocupar e enfrentar um ponto muito sensível que está prestes a explodir como um verdadeiro rojão: o sistema prisional. Informa que existe um déficit de mais de cinco mil vagas de agentes penitenciários, que as operações básicas são precárias, que há falta de vigilância eletrônica e que as condições gerais para o atendimento dos apenados são insalubres. Comunica que os relatórios do Tribunal de Contas de Santa Catarina apontam problemas graves, estruturais e operacionais, inclusive a falta de profissionais de saúde para atender os detentos.
Cita outra questão que aguarda uma resposta do governo estadual, que é sobre a quarta ponte do Rio Araranguá, uma obra que está parada há cerca de dois anos. Assegura que faz quase trinta dias que solicitou uma informação importante e que ninguém respondeu.
Critica a falta de andamento da obra da SC-108, que liga Criciúma a Urussanga. Diz que após 5% da obra iniciada está tudo parado há dois anos. Lamenta que nem o pedido de um cronograma sobre o andamento da execução da obra foi atendido. Assegura que, independentemente de ser situação ou oposição, é dever e responsabilidade dos deputados enfrentar os problemas, apontar as soluções e cobrar do governo o resultado para as demandas do nosso Estado. [Taquigrafia: Meibel]