Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/06/2024
DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (Orador) - Traz a divulgação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD) complementada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início de junho deste ano, constatando que apesar da queda na taxa de analfabetismo no país em 2022, dez milhões de brasileiros seguem sem ler ou escrever, nem mesmo um bilhete simples, e segundo a pesquisa o índice está concentrado entre idosos, acima de 60 anos, pretos e pardos do nosso país. Uma realidade que dificulta o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de erradicar o analfabetismo no Brasil até 2024. Conforme o IBGE, é considerado alfabetizado aquele individuo capaz de ler e escrever um bilhete simples, ou seja, parte dos brasileiros pode estar enquadrado como analfabeto funcional, quando uma pessoa consegue identificar letras e números, mas é incapaz de fazer interpretação mais complexas dessas informações. Considera uma tragédia, uma vergonha para o país, que no século XXI, ainda tenha este problema. Cita a Coréia do Sul, classificada como Tigre Asiático, que tem um elevado desenvolvimento humano, infraestrutura de transporte e telecomunicações mais modernas do mundo.
Ressalta que Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país, entre pessoas de 15 anos ou mais, apenas 2,67% não sabem ler ou escrever. O percentual de pessoas com 25 anos ou mais de idade com ensino superior completo cresceu de 18,7% para 20,8% em 2022. A taxa de analfabetismo do Estado é a menor entre todas as unidades da Federação.
Pondera que o seu mandato registra ganhos e acertos na educação do Estado, que a experiência escolar tem grande influência no desenvolvimento humano e na prática social, o que torna possível a vida social e a construção de sonhos e possibilidades. [Taquígrafa: Rubia]