Pronunciamento

RICARDO ALBA - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/05/2019
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Elogia o investimento maciço do governo na área da segurança pública, e a abertura de concursos para novos agentes deste setor.
Convida todos para a reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Itajaí, com o objetivo de atender as demandas dos municípios da região.
Informa sobre seu projeto encaminhado no dia anterior, referente à Lei de Barragens, que trata sobre a proibição da construção, no estado, de barragens no estilo alteamento a montante, alegando que inclusive causaria insegurança à população, citando como exemplo as barragens de Mariana e Brumadinho. Exibe no telão um vídeo, relatando o medo de cidadãos de Mariana e Brumadinho quanto às barragens da região.
Também comenta os riscos das barragens em Santa Catarina, citando os exemplos da exploração do xisto em Papanduva e a exploração do fosfato em Anitápolis. Pede atenção ao Poder Público para que reanalisem estes empreendimentos. Exibe no telão um segundo vídeo, relatando a situação na cidade de Anitápolis, em relação à exploração do fosfato.
Conclui, reforçando sobre os riscos de contaminação no solo e nos lençóis freáticos, e pede apoio aos deputados neste projeto para proibir a barragem no modelo alteamento a montante. [Taquígrafa: Elzamar]