Pronunciamento

RICARDO ALBA - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/10/2021
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Dá continuidade ao tema referente à situação atual das rodovias federais, considerando prioritário para Santa Catarina, conforme apresentação de imagens na BR-470. Comenta que há acidentes todos os dias, carros trafegando no acostamento, e lamenta que os Parlamentares catarinenses tenham que implorar ao Governo Federal para manter e revitalizar a referida rodovia, caracterizando o reflexo da centralização na União.
Seguindo o tema, diz que Santa Catarina, em 2020, remeteu mais de R$ 70 bilhões ao Governo Federal, em contrapartida, recebeu menos de 10%, afetando a eficácia do andamento das obras na BR-470. Comenta, ainda, que é de responsabilidade da União, do DNIT, Departamento Nacional de Transportes fazer a manutenção em prol da vida e da economia catarinense.
Refere-se à moção de sua autoria, solicitando ao Governo do Estado que faça um novo convênio de cem, duzentos milhões para fazer a revitalização da BR-470, no Alto Vale.
Apresenta outro vídeo sobre a situação precária da SC-390, entre Capinzal e Piratuba, onde os usuários têm sofrido diversos prejuízos e chama a atenção do Governo do Estado para a situação.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Diz que no Brasil houve erros históricos, e cita a desativação das ferrovias, considerando um crime ao País.
Deputado Jerry Comper (Aparteante) - Corrobora fala dos Deputados, falando da sua preocupação com todos os catarinenses, mas neste momento o foco é a BR-470, onde milhares de pessoas sofrem todos os dias. [Taquígrafa: Elzamar]