Pronunciamento

RICARDO ALBA - 031ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/04/2022
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Comenta sobre o projeto de lei de sua autoria, que foi protocolado na Casa Legislativa em 2019, o qual estabelece o sexo biológico como único critério para definição do gênero de competidores em práticas desportivas no Estado de Santa Catarina, uma vez que considera uma injustiça atletas trans, que possuem fisiologia humana masculina, competirem com as atletas femininas, as quais têm uma fisiologia menor.
Em tempo, ao exibir fotos de atletas no telão do Plenário, ressalta o respeito pela opção sexual de cada um, e fala da possibilidade de se criar uma modalidade para atletas trans. Acredita que seu projeto, que está tramitando na Casa, venha a Plenário e seja aprovado para dar um basta a esse tipo de desigualdade fisiológica humana no esporte catarinense.
Entende que o projeto é necessário nesse mundo de transformação para preservar a meninas, as mulheres, que treinam todos os dias, em busca do sonho de ser campeã de Jogos Abertos, ser campeã nacional nas suas modalidades. Enfatiza que o discurso de inclusão, na realidade, está promovendo a exclusão das mulheres nas próprias categorias femininas. [Taquígrafa: Sílvia]