Pronunciamento

RICARDO ALBA - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/08/2021
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Demonstra seu orgulho pelo povo catarinense, informando que no dia 11 de agosto será comemorada a fundação do Estado de Santa Catarina.
Registra que, na presente data, o Governador Carlos Moisés e o Deputado Mauro de Nadal estão reunidos com a bancada federal e com o Ministro Tarcísio de Freitas para desatar o nó que foi criado referente à liberação de R$ 200 milhões para duplicação da BR-470. Informa que dois Senadores foram favoráveis e um foi contra, criando um embaraço junto ao DNIT. Cita que o Governador do Estado liberou os 200 milhões para o lote 1 e 2, e mais 100 milhões para o lote 3 e 4, e questiona o que será criado de empecilho agora.
Comenta que alguns acreditam que a aplicação dos recursos na obra fortaleceria a figura do atual Governador, contribuindo para a disputa política do próximo ano, e mostra-se indignado, porque fizeram da BR-470 uma politicagem barata. Parabeniza o Governador e a Assembleia Legislativa por aprovar o investimento, dizendo que aprovará mais se for necessário, pois a obra é prioridade do Estado. Mostra-se revoltado pela obra ter entrado em discussão, ressaltando que ela é prioridade, pois em 2019 isso já foi dito na visita do Ministro a Itajaí, e não concorda que disputas políticas sejam envolvidas com um tema tão sério.
Agradece aos Deputados membros da CCJ por aprovarem a PEC que torna de execução imediata as emendas impositivas para os municípios que decretarem situação de emergência ou calamidade pública.
Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Informa que teve uma reunião com o Senador, e não procede que ele seja contra esse investimento. [Taquigrafia: Northon]