Pronunciamento

RICARDO ALBA - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/07/2022
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Parabeniza o trabalho realizado pela Abrasel e sua nova Presidente, Juliana Mota, que dedicadamente tem visitado os gabinetes desta Casa, mostrando o trabalho da mesma.
Apresenta uma imagem em Plenário e parabeniza também o Presidente da Cidasc, Junior, por ter recebido prontamente os criadores de animais, que foram falar sobre algumas injustiças praticadas, cobrando o sacrifício no primeiro diagnóstico do Mormo. Refere-se ao projeto de lei de sua autoria para que essa injustiça não se perpetue, dizendo que o abate do animal só será autorizado pela autoridade sanitária quando todos os exames forem confirmados, e não num primeiro exame, que muitas vezes resulta em falso positivo. Pede o apoio dos demais Parlamentares ao Projeto, que visa dar segurança aos criadores de animais para que haja um reteste, com nova coleta sanguínea, e se for comprovada à doença de mormo, aí sim, com a necessidade de sacrifício do animal.
Discorre sobre um segundo tema, o preço do gás, e diz que o aumento foi mais que 300% de 2019 para cá. Reforça que a situação esta muito complicada e deixa um exemplo de uma empresa que pagava antes cerca de R$ 100 mil, agora esta pagando R$ 330 mil de custo de gás, se tornando inviável para o empresário. Cita empresas que fizeram demissões e cortes na produção por causa deste aumento, onde a reclamação é unânime de empresas que utilizam fornos e gás natural.
Questiona o porquê do Governo não reduzir o ICMS do gás natural, uma vez que já o fez com a gasolina e energia elétrica, fazendo com que a indústria catarinense possa ter competitividade neste segmento de cristais e cerâmicas. Deixa duras críticas a Petrobras e seu monopólio, afirmando que a política de preços só favorece os acionistas, prejudicando a toda população. [Taquigrafia: Guilherme]