Pronunciamento

RICARDO ALBA - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/09/2019
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Comenta sobre o crescimento econômico dos municípios catarinenses, usando como ferramenta os dados da arrecadação do ICMS do ano de 2018, conforme ilustração na tela, na seguinte ordem crescente: Itajaí, 28%; Jaraguá do Sul, 11%; Joinville, 10%; crescimento de 6% em Florianópolis, e de 5% em Chapecó, lamentando que Blumenau, uma das maiores cidades do estado, decresceu 1,45%.
Sobre o posicionamento de Blumenau, lança algumas indagações de possíveis impedimentos de instalação de empresas, como: excesso de burocracia na prefeitura; licenciamentos ambientais; abertura para inovação e apoio ao empreendedorismo. Cita também a questão de cargos comissionados que, devido à corrupção, geram desconfiança no empresariado de buscar Blumenau ou permanecer na cidade, bem como a insatisfação do blumenauense com a cidade e indefinição administrativa.
Finaliza, dizendo que alguma coisa está errada e tem que ser repensada pelo blumenauense e pela administração pública municipal para o crescimento econômico de Blumenau, descartando definitivamente que a causa de tudo isso tem a ver com a não duplicação da BR-470. [Taquígrafa: Elzamar]