Pronunciamento

RICARDO ALBA - 121ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/12/2021
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Agradece as Comissões de Constituição e Justiça e também a Comissão de Finanças desta Casa, as quais aprovaram seu Projeto de Lei que dispõe sobre a necessidade do profissional de fisioterapia pulmonar nos leitos de UTI.
Lembra que o Ministério da Saúde já tem uma normativa nesse sentido, determinando que, nos leitos de UTI, por 18 horas diárias, haverá necessidade de um profissional da fisioterapia, fazendo o trabalho de recuperação pulmonar dos pacientes, ainda mais em uma pandemia, quando as pessoas estão morrendo por insuficiência respiratória.
Discorre sobre o Projeto no que abrange tanto a recuperação breve de pacientes, quanto na economia do Estado em arcar com os custos dos leitos nos hospitais. Reforça que o mesmo teve embasamento técnico científico, e agradece ao CREFITO-10 pelo fornecimento dos dados que resultaram na elaboração do mesmo.
Diz que o Projeto, agora, virá ao Plenário para ser discutido, melhorado e aprimorado por todos os deputados catarinenses, e agradece novamente as Comissões. [Taquigrafia: Guilherme]