Pronunciamento

RICARDO ALBA - 126ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/12/2021
DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Traz a tribuna situação que ocorre todos os anos no Alto Vale do Itajaí. Cita que no município de Ituporanga aconteceu uma ação midiática do MTP - Ministério Público do Trabalho, que puniu os agricultores que plantam cebolas por praticarem o que caracterizaram como trabalho escravo em suas lavouras.
Explica que há uma migração de mão de obra em determinados períodos, tanto para plantação como para colheita, e muitos trabalhadores são migrantes de Pernambuco, que vêm atrás de emprego, e são contratados para a colheita. Afirma que eles têm moradia, alimentação, água, luz e salários proporcionados pelos produtores, não caracterizando assim trabalho escravo.
Informa que não procede a acusação do MPT, bem como as multas aplicadas, que são injustas, e o órgão será questionado sobre a ação. Destaca que os produtores fizeram manifestação, ressaltando que são trabalhadores e não bandidos.
Cita que está formalizando requerimento, pedindo esclarecimento ao Ministério Público do Trabalho. Ressalta que está ao lado dos agricultores, registrando o seu repúdio, a sua indignação com relação ao tratamento do MPT aos agricultores catarinenses, que geram emprego, salário e riqueza para o Estado.
Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Concorda plenamente com a fala do Deputado Ricardo Alba. Considera muito grave o cidadão querer trabalhar e não ter oportunidade. [Taquígrafa: Ana Maria]