Pronunciamento

PEPÊ COLLAÇO - 067ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/08/2023
DEPUTADO PEPÊ COLLAÇO (Orador) - Relata a visita que fez ao Instituto do Meio Ambiente, IMA, para conversar com a presidente sobre dois assuntos: Um deles é a redragagem do Rio Tubarão, que é uma luta da população da região da Amurel há décadas. Fala da catástrofe que atingiu Tubarão, em 1974, com a enchente que inundou esse rio, e que desde então não mais aconteceu uma ampla redragagem, fazendo com que o assoreamento do Rio Tubarão voltasse a acontecer, como em maio do ano passado, quando o rio transbordou devido a fortes chuvas.
Menciona um projeto que foi feito, em 2013, a licença ambiental provisória que foi emitida pelo IMA, havendo um descaso de governos anteriores. Destaca a boa notícia de que, atualmente, está sendo feita uma atualização desse projeto e, com isso, a busca pela licença ambiental provisória, informando que os trâmites para que o IMA autorize estão praticamente prontos.
Outro assunto tratado na visita foi uma nova releitura da APA da Baleia Franca, que hoje tem uma área de preservação ambiental no litoral sul catarinense, onde as baleias visitam. Alerta que quando foi feito o projeto algumas questões foram inseridas no mesmo, delimitando espaços de áreas, que estão impedindo empreendimentos nesses municípios litorâneos, o que na sua opinião foi exageradamente. Com esse objetivo, está sendo levantada uma bandeira do IMA para vir a instigar o Governo Federal e o Ministério do Meio Ambiente a abrir espaço para uma discussão com a sociedade catarinense. [Taquígrafa: Eliana]