Pronunciamento

PEPÊ COLLAÇO - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/10/2023
DEPUTADO PEPÊ COLLAÇO (Orador) - Faz um registro sobre os episódios das chuvas ocorridas no Estado, nesse final de semana, sobre os quais houve uma reunião, no gabinete da Presidência, para a Assembleia tomar medidas e auxiliar na recuperação das cidades, dialogando com o governador e dando respostas mais céleres para a população.
Refere-se ao acontecido na região Sul do Estado, a Amurel, na cidade de Tubarão, onde já tem um histórico de cheias, e nos rios que circundam essa região. Comenta que, desde 1974, o Rio Tubarão não transbordava, na cidade, quando houve uma das enchentes mais catastróficas do Estado, e no ano passado voltou a transbordar, levando a população a ter um susto, pois o rio estava a ponto de transbordar novamente nesses dias. Explica que algumas partes da cidade ficaram alagadas, porque o rio já transborda.
Relata a importância de uma obra muito importante que é a questão da redragagem do Rio Tubarão, que está assoreado, e que, em 1976, foi feita toda uma dragagem possibilitando que até hoje não houvesse uma enchente tão séria, e desde lá não foi mais feita essa obra que agora já chegou ao seu limite. Explica que se manifestou inúmeras vezes sobre a importância da obra e, neste momento, um dos passos para que isso aconteça é a atualização do projeto que foi feito, em 2013, e não está ocorrendo porque falta o termo de referência para contratação de uma atualização. Acrescenta que o IMA está sendo convidado a estar aqui, na Assembleia, para encontrar uma maneira de atualizar esse projeto.
Deputado Repórter Sérgio Guimarães (Aparteante) - Fala para juntarem forças para que comecem as obras naquele rio. Menciona a enorme pedra que há, na Barra, em Laguna, atrapalhando o fluxo das águas e também que muitos barcos não conseguem entrar no porto. [Taquígrafa: Eliana]