Pronunciamento

PEPÊ COLLAÇO - 005ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 05/04/2023
DEPUTADO PEPÊ COLLAÇO (Orador) - Manifesta-se sobre o cruel episódio que aconteceu em Blumenau e chocou todos os catarinenses e brasileiros, causando extrema tristeza e perplexidade.
Comenta que inúmeros deputados já falaram sobre o ocorrido, e deixa claro o seu sentimento de frustração, pois a Casa tem autoridade legislativa para criar as regras de convivência social, mas o momento traz um sentimento de incapacidade, porque não existe uma solução matemática para evitar esse tipo de monstruosidade.
Registra que fez uma solicitação ao Governo do Estado, no sentido de apurar e ter um entendimento sobre esse assunto, pois ele não acontece só agora, e lembra de outros episódios de violência em escolas pelo Brasil afora. Indaga o que tem sido feito, porque é nítido que há uma transformação do comportamento social, e considera que esse seja o momento mais agressivo da vida em sociedade devido à convivência com a Inteligência Artificial, a revolução tecnológica, que são mudanças que chegam muito rapidamente e atingem relações familiares e sociais, trazendo dificuldade de entendimento do processo pela velocidade que ele acontece.
Percebe que a situação é difícil, e é necessária uma política de governo para acompanhar, porque ao mesmo tempo que a tecnologia ajuda, ela propicia comportamentos diferentes no convívio do dia a dia. Cita diversos autores que escreveram sobre a tecnologia que veio para ajudar, mas que modifica muito o comportamento do ser humano em todos os aspectos, como no trabalho, na convivência e no acesso a informações.
Fala que o mal do século é a depressão e entende da necessidade de estudos e políticas de governo que possam ajudar a sociedade em geral nesse sentido. Pergunta o que foi feito, quais políticas de governo foram implementadas efetivamente para combater este mal que diz respeito principalmente à questão educacional e comportamental.
Em tempo, informa que subscreveu o projeto da Deputada Ana Campagnolo relacionado ao videomonitoramento nas escolas, e considera importante que os vigias das escolas estejam armados, pois são medidas que ajudarão a evitar tais ações criminosas. Enfatiza que o assunto é complexo, que cada ação feita para trazer sentimento de segurança é importante e o Parlamento tem o papel de debatê-lo.
Parabeniza o Presidente Mauro de Nadal pela convocação dos Líderes para terça-feira, pautando o tema. Ressalta que este assunto não pode cair no esquecimento, tem que ser debatido à exaustão, para que não aconteça novamente. Deixa a sua manifestação de tristeza, de estarrecimento diante de tanta crueldade, externando solidariedade ao povo de Blumenau, aos catarinenses e brasileiros, e principalmente às mães e pais dos anjos que nos deixaram. [Taquígrafa: Sara]