Pronunciamento

PAULINHA - 011ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 13/07/2022
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Apela às famílias que tomem iniciativa quanto ao processo de vacinação das suas crianças. Critica os Parlamentares que fazem apenas discurso, e afirma que buscou entender o que se passa em Santa Catarina na área da saúde, enfatizando que trabalho, para ela, é mais que discurso, é envolvimento. Cita um dado da Secretaria da Saúde, afirmando que pouco mais de 20% das crianças estão vacinadas. Acrescenta que a vacinação é uma proteção fundamental que pode salvar vidas.
Afirma que os serviços públicos de saúde do Estado, da União e dos Municípios precisam trabalhar conjuntamente para que a preservação da vida seja efetiva. Concorda que Santa Catarina está muito aquém da saúde que os catarinenses merecem, mas reitera que tem sido realizado um esforço que está gerando resultados promissores e gerando esperança para números mais robustos na área da saúde. Menciona que o Parlamento faz parte dessas conquistas, citando o exemplo da aprovação da política hospitalar que insere mais de R$500 milhões em todos os hospitais catarinenses.
Informa que vencer a meta das cirurgias eletivas é um desafio, pois ficaram em atraso durante dois anos, devido à pandemia, destacando que é necessário haver articulação entre os Municípios e Estado para que os pacientes possam realizar suas cirurgias.
Reitera que o que envolve a saúde pública hoje é muito mais que discurso, ficando decepcionada com quem vem à tribuna fazer "demagogia", fazer um "circo", uma "papagaiada". Solicita que os Colegas apoiem o Governo, aprovando os projetos de lei dentro da competência dos Parlamentares para que a saúde dos catarinenses se recupere.
Registra que recebeu reclamações a respeito da SC-350, trecho de acesso à BR-153, em Caçador, através de vídeos. Relata que prontamente entrou em contato com a Secretaria da Infraestrutura para buscar explicações sobre a situação. Informa que a empresa responsável pela obra desistiu por conta da instabilidade dos preços dos materiais usados nas obras, portanto a Secretaria está providenciando a segunda chamada ainda no mês de julho. Acrescenta que o Governo do Estado está se esforçando para concluir as obras no menor prazo possível.
Alerta para o empobrecimento da população e o aumento nos números da insegurança alimentar, e sugere que sejam realizadas reuniões para tratar especificamente dessa pauta. Informa que recebeu a visita do Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas - CUFA, propondo abrir um canal de diálogo com o Parlamento estadual. Comenta que se colocou como voluntária para mediação dessa proposta e proporá ao presidente que realize uma apresentação detalhada deste tema na próxima reunião de líderes. [Taquigrafia: Northon]