Pronunciamento

PAULINHA - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/03/2021
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Fala a respeito dos empenhos feitos no combate à Covid-19, tanto na questão da aquisição de vacinas quanto aos cuidados sanitários, e também demonstra solidariedade a todos os colegas que perderam um ente querido para essa doença, bem como à família catarinense pelas perdas de vidas que têm sofrido. Diz que o momento que se está vivendo é a fase mais dura dessa doença, ressaltando os esforços que devem ser empreendidos daqui em diante, como renunciando questões pessoais em nome do coletivo, com resiliência e compreensão. Também, destaca o trabalho dos Deputados em buscar alternativas de proteção para a população catarinense.
Diz que se soma ao esforço do Deputado Marcius Machado em relação aos meios de proteção dos setores econômicos e, nesse sentido, comenta sobre uma indicação em que apela ao Governador do Estado para empreender um programa estadual de acolhimento para o micro e pequeno empreendedor, para os bares e restaurantes, para empresas vinculadas ao setor de eventos e de turismo, devido os prejuízos que estão sofrendo, principalmente os pequenos negócios. Por isso, defende uma medida protetiva estadual e, ao mesmo tempo, fala sobre o programa do Badesc chamado Fungetur, comentando sobre pedido que fará para que se tenha um fundo de aval disponível para os pequenos negócios, com burocracia reduzida e acessível às empresas que mais precisam para se manterem funcionando, bem como um tempo de carência maior, taxa de juros menor e com fundo de aval do Estado. E, por isso, pede o apoio dos colegas Parlamentares.
Finaliza, reportando-se à conservação da SC-114, especificamente no trecho de Itaiópolis, que se encontra em estado precário, e a população fez apelos para que seja resolvido o problema em um curto tempo, pois já existem históricos de acidentes com mortes, e fala que o Secretário da Infraestrutura fará uma reunião com a equipe técnica para encontrar a melhor solução possível.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Pede a Deputada para subscrever o pedido para ajudar o micro e pequeno negócio, pois entende que é preciso ficar registrado no papel, e também ajudar as mulheres que não têm marido, perderam emprego e têm filhos. [Taquígrafa: Sílvia]