Pronunciamento

PAULINHA - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/09/2020
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Lamenta o comentário feito pelo Deputado Ivan Naatz.
Anuncia que a Polícia Federal não foi à casa do Governador a mando da CPI ou de algum Parlamentar, mas, sim, para cumprir o dever cívico num ambiente investigatório, cuja vontade de encontrar a verdade é de todos e também do Governador.
Faz leitura de nota emitida pelo Poder Executivo Estadual na presente data: "Em relação à Operação Pleumon, deflagrada nesta quarta-feira, dia 30, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, o Governo do Estado de Santa Catarina informa que foram realizadas averiguações na Casa D'Agronômica e no Centro Administrativo, em Florianópolis. Foram entregues às autoridades policiais um celular e um computador, que já haviam sido ofertados previamente à investigação na data do dia 1º de julho. Importante destacar que o Governo do Estado apoia todas as investigações necessárias para apurar eventuais irregularidades no processo de compra de respiradores e permanece à disposição das autoridades para colaborar. Esse apoio não é apenas formal, já que o próprio Governador do Estado quem determinou, em 23 de abril, o início das investigações pela Polícia Civil do nosso Estado".
Afirma que essa não é a primeira vez, e não será a última, que algum agente público receberá uma visita de órgãos investigativos para busca e apreensão. Diz que não cabe à Assembleia, ou a qualquer cidadão, apresentar um juízo antecipado diante da situação. Alega que esse processo investigatório recebe o apoio de todos, inclusive do Governo do Estado. Cita o ditado: "Quem não deve, não teme".
Pede lucidez, bom senso e cautela, para que não sejam estabelecidos julgamentos fora do seu tempo ou do seu prazo. Salienta que há uma investigação em curso e diz que a verdade chegará para todos. Conclui, alegando que não compete a nenhum Parlamentar, no momento atual, dizer que o Governador é culpado ou inocente. Isso, reafirma, os processos vão aclarar. [Taquigrafia: Roberto]