Pronunciamento

PAULINHA - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/08/2020
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Informa que conversou com o Secretário Paulo Eli sobre a possibilidade de buscar algum tipo de apoio financeiro, ou até mesmo uma concessão de crédito, para as escolas.
Em contatos com a área da saúde, obteve a informação de que estão aguardando os sinais da curva de contágio para estabelecer como será a retomada escolar no Estado.
Comenta, também, que a equipe de saúde de Santa Catarina está monitorando o andamento do retorno às aulas no Estado de Manaus, observando os casos de doenças alérgicas, que lá aconteceram, para estabelecer critérios seguros aqui no Estado.
Lembra que os municípios têm competência para decidir sobre o retorno às aulas das escolas particulares, mas os mesmos têm respeitado as decisões que a Undime, Fecam, e o colegiado têm tomado.
Reforça que não há uma data programada para o retorno às aulas com segurança para as crianças, desta forma, se faz necessário discutir uma linha de apoio financeiro emergencial para as instituições escolares, até que todos tenham mais clareza nas tomadas de decisões.
Fala que os protocolos de segurança para a liberação de escolas estão muitos rigorosos, e que, segundo os especialistas da área da saúde, a tendência de arrefecimento é a partir de setembro, para então iniciar estas decisões de retorno às aulas. [Taquigrafia: Guilherme]