Pronunciamento

PAULINHA - 021ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 22/09/2021
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Enaltece o trabalho da Adotesc pela passagem da Semana Nacional do Trânsito, onde fizeram uma campanha de conscientização muito interessante.
Expressa sua alegria em informar que a CCJ de Brasília aprovou a recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo para Parque Nacional Marinho do Arvoredo, uma luta de mais de 20 anos.
Apela para que o Governo possa averiguar a possibilidade de buscar um meio de informatização do sistema de passe livre para o usuário do ferry boat da travessia Navegantes-Itajaí, que tem promovido filas implacáveis.
Comunica que no dia 07 de outubro haverá a 17ª rodada de leilões para concessão de áreas de exploração de petróleo e gás nas bacias catarinenses, comentando que repete o tema, pois organismos da pesca se aprofundaram nesses estudos e apuraram que o Estado está de fato perto de perder toda a economia pesqueira, visto que a exploração litorânea do petróleo traz danos irreversíveis para a natureza. Acrescenta que há mais de um milhão e meio de assinaturas de catarinenses que desejam a interrupção desse leilão, pelo menos até que os estudos sobre esses impactos sejam feitos. Aponta a necessidade de que outros deputados se envolvam na causa, dizendo não ser contra a exploração do petróleo, mas sim na forma como ela está sendo implantada no Estado de Santa Catarina.
Parabeniza o trabalho de Thiago Vieira frente à Secretaria da Infraestrutura, informando que na presente data recebeu vídeos da comunidade em relação a BR-477, dizendo que procurou o secretário, apelando para que haja uma intervenção do Estado nos tapa buracos, que não têm sido satisfatórios. Comenta que em novembro, se possível, a obra da BR-477 será licitada e iniciada.
Além disso, deixa sua manifestação de homenagem aos Contadores, uma das profissões mais antigas da estruturação da sociedade, informando que, devido à Covid-19, o Congresso Nacional dos Contadores em SC foi cancelado, desejando que seja possível realizar em outro momento. [Taquigrafia: Northon]