Pronunciamento

PAULINHA - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/10/2021
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Comenta que está na hora de parar de criar um ambiente de desconfiança para os catarinenses, referindo-se à saída do Delegado Paulo da Polícia Civil. Afirma que não há nada a ser explicado sobre isso, pois ele deixou o cargo por vontade própria, e considera que há assuntos mais importantes a serem discutidos no Parlamento.
Cita que mais de 400 mil frentistas correm risco de perder seu emprego no País, em um ambiente com 15 milhões de desempregados, devido a uma lei já vigente desde os anos 2000 que proíbe self-service em postos de combustíveis, a qual está sendo discutida hoje pelos Deputados federais, mas apesar de ser um tema federal, não pode deixar de lutar, como Parlamentar catarinense, pelos empregos gerados à classe no Estado, visto que a profissão leva sustento a várias famílias, complementando que, durante a retomada da crise econômica pós-pandemia, não é o melhor momento para trazer prejuízo aos empregos.
Anuncia que a Celesc reduziu de 10% para 3,5% a taxa administrativa em doações para entidades sem fins lucrativos, efetuados por meio de seu convênio, sendo que 572 entidades filantrópicas serão beneficiadas pela alíquota reduzida, aplaudindo a ação.
Registra o pedido que recebeu das 120 escolas que operaram o novo ensino médio, mantendo 5 horas aula para planejamento, pois na nova organização se sugere apenas 2 horas para planejamento, dizendo ter sido convencida numa reunião com as diretoras de que a melhor alternativa é manter o tempo de 5 horas, e comunica que apresentou proposição neste sentido para ser analisada pela Secretaria da Educação.
Informa que também apresentou um pedido ao Governo para que, dentro das obras que vai eleger, preste atenção à desobstrução da dragagem do rio Itajaí-açu, que tem uma movimentação de cargas excepcional, e mantém uma boa parte da força econômica do Estado.
Deixa seu convite aos demais Parlamentares para que acompanhem a 17ª Rodada de Licitação de Blocos Exploratórios. Comenta sobre um vazamento de petróleo recente que ocorreu na Califórnia, prejudicando toda a atividade pesqueira da região. Entende que o Estado sofre esse risco e que o leilão deve ser discutido por esse motivo, além da possibilidade de prejudicar a economia pela perda de 70 bilhões nos próximos anos. [Taquigrafia: Northon]