Pronunciamento

PAULINHA - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/03/2024
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Refere-se à importância da valoração do espaço da mulher na sociedade, reportando-se ao mês de março, quando acontece uma série de eventos que discutem sobre a presença da mulher nos mais diversos espaços da sociedade. Não apenas a Secretaria da Mulher, criada na Alesc, mas com a participação dos 40 parlamentares também, foi preparada uma programação completa, abordando questões que unem a todos.
Descreve que a programação começa dia 1º de março, complementando uma série de eventos que serão promovidos, entre eles será lançado o livro, Vozes das Mulheres Catarinenses, narrativas e histórias reais, um livro produzido pela Alesc com patrocínio da Bancada Feminina da legislatura anterior. Esclarece que o livro foi lançado fisicamente em 2023, está sendo entregue aos senhores parlamentares e, agora, lançado também de forma virtual, podendo ser encontrado na página da Alesc.
Agradece o apoio do Presidente, Deputado Mauro de Nadal, que tem sido um entusiasta da amplificação das vozes para que mais mulheres possam ter acesso a esse conteúdo que contribui com a causa. Explica que, apesar das divergências ideológicas quanto à questão de gênero, uma das pautas é unanimidade à esquerda, à direita ou centro, isto é, que as mulheres tenham o mesmo respeito que os homens em qualquer ambiente da sociedade, seja no familiar, na empresa ou na política.
Comenta sobre as árduas lutas que ainda existem, como a violência que machuca e mata, entretanto quem já venceu esses desafios percebe que tem que conviver num ambiente que chama de "guerra fria", cuja violência é escondida e sorrateira. Também fala sobre o preconceito velado que existe entre as mulheres, de homens para com mulheres, e mesmo de mulheres para com homens. Declara que não é preciso cumprir papéis determinados pela sociedade, mas isso é visto com estranhamento, mesmo em casos de escolha da profissão, pois muitas são vistas como adequadas para homens ou mulheres.
Quanto à programação do mês de março, destaca dois eventos: dia 19 de março, foi deliberado que em sessão ordinária serão discutidos apenas proposições que versem sobre o tema de gênero, são mais de 25 projetos de lei tramitando, e pede aos colegas celeridade nas análises das matérias. Além dos projetos de lei, serão apreciadas na sessão moções de aplauso, indicações e requerimentos. Afirma que esta ação dos 40 parlamentares vale muito mais do que qualquer homenagem.
Também, no dia 25 de março, em sessão solene, será lançada a campanha da Alesc, "Mulher: O voto que muda a política". Informa que será distribuído aos gabinetes, material publicitário, como camisetas, no sentido de tornar visível a relevância de muitas mulheres que hoje estão no dia a dia e que possam, além de serem atraídas para a política, também participar ativamente do processo. Pede aos colegas que se unam às pautas naquilo que há convergência e agradece a todos pelo apoio.
Deputado Tiago Zilli (Aparteante) - Cumprimenta a deputada, que considera a voz da mulher no Parlamento. Sente orgulho, pois a Casa é exemplo para a sociedade catarinense, também quanto ao Observatório da Violência Contra a Mulher, cujos números impressionam. Parabeniza pelo trabalho e pelo mês das mulheres. [Taquígrafa: Sara]