Pronunciamento

PAULINHA - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/06/2019
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Ao comentar sobre o mandato de um político, evidência que um dos itens é o de edificar a sociedade como mais humana. Deste modo, menciona que 73% das mortes em Santa Catarina são causadas por doenças crônicas não transmissíveis, as quais poderiam ser evitadas com bons hábitos alimentares. Discorre sobre o programa Hora da Merenda Escolar no município de Bombinhas, onde foi prefeita por duas vezes, ao exibir vídeo em que mostra a preparação da alimentação das crianças com produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar da região, e cita que isso gera saúde e previne doenças.
Registra a visita de dois auditores do Tribunal do Trabalho, que solicitaram empenho do Parlamento catarinense no cumprimento da Lei da Aprendizagem em relação ao percentual, pois 25 mil vagas não estão providas no estado, sendo que em São José e Florianópolis cinco mil vagas não estão preenchidas, as quais poderiam beneficiar jovens na faixa etária de 14 aos 24 anos, oportunizando qualificação e estágio. Por isso, protocolou projeto de lei que visa à obrigatoriedade do cumprimento da referida lei para as empresas que prestam serviços ao estado, destacando o setor supermercadista, que já absorve a referida faixa etária. Também, faz um contraponto ao dizer que se as empresas não podem absorver jovens aprendizes, podem atrair os apenados do estado catarinense.

Deputado Marcius Machado (Aparteante) - Concorda com a fala da deputada em relação à merenda escolar, pois a alimentação saudável é a melhor forma de prevenir doenças. [Taquígrafa: Sílvia]