Pronunciamento

PAULINHA - 126ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/12/2021
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Diz que comemora junto com esta Casa, na presente data, considerada especial, o lançamento do programa chamado Plano 1000, que, em princípio, atenderia as 50 maiores cidades, aumentado agora para 70 maiores, numa ação integrada do Governo do Estado, juntamente com a Secretaria da Fazenda, a Casa Civil, a Secretaria de Infraestrutura, bem como os seus servidores, reunindo esforços intelectuais de heróis invisíveis que trabalham em favor do serviço público e que nem sempre são nominados. Faz questão de agradecer o referido programa, que é um divisor de águas na história do desenvolvimento de Santa Catarina.
Conta que tem acompanhado os inúmeros investimentos patrocinados pelo Governo do Estado, recursos próprios do suor do trabalhador catarinense, aplicados em ações fáticas na recuperação de hospitais, escolas públicas municipais, nas rodovias, e todas têm um processo tramitando para obter resultado em breve, citando a BR-477, a Dona Francisca, entre tantas outras que ainda não tiveram suas licitações concluídas, mas que seguem no curso do planejamento do Estado. Entretanto, várias obras municipais têm desaguado nas cidades, fruto das emendas parlamentares ou de outras ações diretas do Governo.
Acrescenta que o Governo lançou o chamado Plano 1000, que tem como propósito estruturar grandes projetos na área de infraestrutura e assegurar aos Prefeitos, nesse tempo tão difícil de envolvimento de recursos da União, um porto seguro para as gestões nos próximos cinco anos. O Plano 1000 vai ofertar o montante de R$ mil/ habitante a cada uma das cidades catarinenses, e o propósito do Governo é amplificar o Plano 1000 para os 295 municípios, iniciando com cerca de 70 cidades, conforme foi mencionado, elegíveis pela população ou por uma situação específica, como as cidades portuárias e turísticas, que exigem investimentos para o seu desenvolvimento. Agradece ao Governador Carlos Moisés e a sua equipe de trabalho pelo programa, desconsiderando situações político-partidárias para acessar tais recursos, ratificando que a sua decisão representa fazer política de Estado.
Também agradece aos Deputados da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, que aprovaram o seu projeto sobre a causa animal, que estabelece regras, impedindo a corrida de cães galgos no Estado Catarinense. Reitera o pedido do Deputado Ivan Naatz para incluir na pauta de votação, de 2021, o projeto Dezembro Verde, cujo teor refere-se à política de conscientização ambiental contra o abandono de animais. Diz que apresentou uma emenda ao Projeto de Lei de Reforma Administrativa do Governador, que pauta a criação do Conselho de Proteção Animal, e pede o apoio dos Colegas Parlamentares.
Deixa uma mensagem aos moradores do Planalto Norte, de que está conversando com o Secretário da Infraestrutura sobre as questões da BR-477, com projeto concluído e vai passar para a fase de licitação de contratação de obras; também em relação à Serra Dona Francisca, e reforça que é direito do cidadão cobrar a realização dessas obras. Ratifica que a sua forma de trabalhar é trazendo a força do amor, da unidade, do entendimento, da clareza daquilo que precisa ser feito e edificado por Santa Catarina, e nesse intento os animais são importantes para o desenvolvimento e estão acolhidos nas políticas do seu gabinete.[Taquígrafa: Elzamar]